BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Aeronáutica: aprenda como se alistar!

Você é daquele que vive nas nuvens? Então aprenda como se alistar na aeronáutica

Todos os brasileiros do sexo masculino já fizeram ou ainda irão fazer o alistamento militar. No ano que o jovem completa 18 anos, ele precisa se apresentar na Junta Militar mais próxima da sua residência e realizar a inscrição. Depois do alistamento será feito a escolha para qual das Forças Armadas ele deseja prestar serviços: Marinha, Exército ou a Força Aérea. Se sua opção for Aeronáutica vamos te ensinar agora como se alistar.

Como se alistar na aeronáutica?

Assim que você completar 18 anos, deverá procurar a Junta de Serviço Militar (pertence à Prefeitura Municipal) mais próxima de onde você mora para realizar o alistamento. Nesse momento você irá fazer um cadastro, indicar as Forças Armadas que deseja prestar serviços (Aeronáutica) e depois receberá uma data anexada ao Certificado de Alistamento Militar (CAM) para retornar à Junta Militar. Ao retornar, o candidato passará pela Seleção Geral, que consiste avaliar aspectos físicos, cultural, psicológico e moral, após isso será avaliado por uma comissão representante de cada setor das Forças Armadas para definir à qual quartel o recruta será incorporado. Se eles considerarem seu perfil ideal para a Força Aérea você será alistado na aeronáutica.

aeronautica alistar

Quais documentos são necessários para o alistamento?

 

Quando você for pela primeira vez à Junta de Serviço Militar deverá levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou documento de identidade (RG, carteira de trabalho, passaporte, ou outro documento público que permita a identificação do alistado);
  • Comprovante de residência
  • 1 foto 3×4 (recente)

Quando retornar à Junta de Serviço Militar para a seleção geral deverá levar:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  • Carteira de identidade;
  • 1 foto 3×4 recente;
  • E de preferência que esteja de calça, sapato fechado e camiseta com manga.

 

Quanto tempo dura o alistamento na aeronáutica?

Assim como nas outras corporações das Forças Armadas o alistamento obrigatória dura 12 meses. No entanto, em alguns casos pode ser reduzido à dois meses ou prorrogado até 6 meses.

 

Quero continuar na aeronáutica. E agora?

Depois do prazo obrigatório a pessoa que desejar ingressar permanentemente na Força Aérea deverá fazê-lo por meio de concurso. Existem vagas para o nível médio, técnico e superior. Para cada categoria a aeronáutica possui os cursos de formação. Por exemplo, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (MG).

 

Se você já tem 18 anos aproveite essa oportunidade de ingressar na Força Aérea Brasileira. Lá você irá aprender princípios de ética e responsabilidade, além de ter uma experiência muito importante para a vida acadêmica e para atingir seu objetivo profissional.

 

Gostou da matéria? Você já passou pelo alistamento na aeronáutica? Conte pra gente como foi a experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. O céu é o limite e até a próxima.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário

  1. Sempre sonhei em voar em um jato daqueles, mas acho que o tempo passou rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *