Bolinho de bacalhau:uma receita supimpa!

O bolinho de bacalhau é um ótimo aperitivo para saborear com a família ou com os amigos. Esta delícia de origem portuguesa tem ganhado cada vez mais espaço nos botecos brasileiros, mas também pode ser preparada em casa de forma simples e prática.

O bolinho de bacalhau é um ótimo aperitivo. (Foto: Divulgação)
O bolinho de bacalhau é um ótimo aperitivo. (Foto: Divulgação)

Receita de bolinho de bacalhau

Confira a seguir o passo a passo para preparar deliciosos bolinhos de bacalhau:

Ingredientes: 300g de bacalhau dessalgado e desfiado, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 3 ovos, 3 xícaras (chá) de batatas cozidas e espremidas, 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado, óleo, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma massa consistente.

2. Pegue uma pequena porção da massa usando uma colher de sopa e frite em óleo quente até dourar.

3. Deixe os bolinhos escorrerem no papel absorvente.

Observações sobre a receita

• A receita leva 40 minutos para ser preparada e o seu rendimento é de 40 porções.

• O processo de dessalgar o bacalhau é bem simples, basta deixar o peixe de molho em um recipiente com água de um dia para o outro, dentro da geladeira. É recomendado trocar a água de vez em quando.

• Depois de ferver o peixe, limpe-o, tire a pele e também remova a espinha. Ele está pronto para ser desfiado e usado na receita.

• Existem variações no preparo de bolinhos de bacalhau. Algumas pessoas substituem a batata por mandioca. O sabor também é incrível.

A origem do bolinho de bacalhau

Antes de contar um pouco sobre a história do bolinho mais delicioso de Portugal, é importante falar sobre o peixe que dá nome a iguaria. Os Vikings foram os primeiros a ter contato com a espécie cod gadus morhua. Os exploradores descobriram muitos exemplares de bacalhau pelos mares que navegaram.

O bolinho de bacalhau teve sua primeira receita oficial no ano de 1904. As orientações para o preparo entraram para o livro “Tratado de Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira. A obra entrou para a história da culinária porque foi responsável por apresentar o bolinho de bacalhau ao mundo.

Embora seja uma especialidade da gastronomia portuguesa, o bolinho de bacalhau pode ser encontrado em toda a região Mediterrânea, na Angola e também no Brasil.

Agora que você já sabe da onde vem e como fazer bolinho de bacalhau, prepare o prato em sua casa e saboreie junto com uma cerveja gelada. Bom apetite!

Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *