BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Café faz bem ou faz mal a saúde?

Eu tenho certeza que não faz nenhum mal à saúde, sou fã de café há mais de 20 anos e não sofro de abstinência como é comum à maioria das pessoas que tomam café todos os dias, posso ficar dois ou três dias sem o elixir precioso e não sofrerei de dores de cabeça.

Existem todos os tipos de pesquisas que “comprovam” que o café faz bem entre tantas outras que faz mal, então em qual delas acreditar? Eu acredito no meu dia-a-dia, mas como não sou cientista não conseguirei provar nada pra você, apenas colocarei aqui alguns pontos de vista baseados na experiência de um fã de café que lê muito a respeito, informações que te auxiliarão na tomada de decisão se você deve ou não beber café para sua auxiliar na sua saúde física ou mental, afinal é um prazer beber um bom café.

cafe

Pesquisas recentes provam que a cafeína faz bem a saúde, tanto que vários tipos de indústrias têm feito produtos à base de cafeína para promover auxiliar na quebra de gorduras, e sua ação localizada transforma ácidos graxos e glicerol que deixa a pele mais lisa. Uma das novidades é ir para as academias tendo bebido um café que chamamos de Bullet Proof Coffee (veja a receita em http://comofazercafe.net.br/bullet-proof-coffee) que é uma bebida saborosa, altamente metabolizante e saudável.

Porém não é qualquer tipo de café que faz bem preciso explicar que é aquilo que você compra no supermercado e que colocam o nome de café na embalagem, pode ser qualquer coisa parecida, mas nem sempre é café, pois não existe esse produto com preço popular que não seja moído, já observou que o pó se pareça com talco? Quero dizer que existem quatro tipos básicos de café.

 

Café Tradicional

Café comumente encontrado em supermercados, geralmente moídos bem parecido com talco, apesar de conter selo ABIC que comprova que é café, leva todo tipo de grão em sua mistura.

como fazer cafe

Café Superior

Mesmo um bom café arábica comprado em feirinha ou supermercado não garante que será um bom café, para ser considerado café superior a sua origem deve ser de uma lavoura bem tratada, colheita correta e uma boa seleção dos grãos, porém as torras ainda tem perfil mais escura que disfarça algumas falhas.

 

Café Gourmet

Aqui o tratamento do grão é de alta qualidade do início ao final do processo antes da torra, nesse padrão inclui-se ainda o grão Robusta e Arábica, obviamente o Arábica é superior devido a alta complexidade de aromas, sabores e maior curva de torras já que 44 cromossomos contra os 22 cromossomos do grão Robusta, ou seja baixa complexidade porém dá um corpo maior a bebida quando utilizado em blends.

 

Café Especial

O mercado de cafeterias é o mais maduro no consumo destes cafés e considera que apenas os grãos Arábica podem ser classificados como Especial e ainda assim uma pequena parcela da produção, mesmo em lavouras de qualidade elevada são selecionados apenas grãos cereja (100% maduros).

cafe verde emagrece lifedryn

O Café faz bem

Gosto de fazer uma analogia que é o seguinte, já que o café é uma fruta posso dizer que não se faz suco de fruta que não está madura e sendo assim podemos colocar o café tradicional e o superior num mesmo patamar, pois as indústrias utilizam grãos de todo tipo para torrar e preparar o café moído que você adquire em supermercados, sendo assim substâncias novas serão geradas, isso pode causar náuseas, dores de barriga, azias e, essas bebidas de má qualidade se consumidas em excesso podem causar taquicardia entre outros sintomas.
Já os cafés Gourmet e Especial consuma à vontade! E digo mais que apesar de ser um viciado em cafés, quando amanheço o dia tomando cafés especiais, não será necessário tomar mais que 2 a 3 xícaras por dia desse bom café, pois meu cérebro associa que a qualidade e desejos foram alcançados com a primeira dose de qualidade do dia.

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Check Also

pilula-anticoncepcional-1

Anticoncepcionais: descubra como funcionam!

Tem curiosidade e quer saber como os anticoncepcionais funcionam e agem no seu organismo? Veio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *