BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Carta de apresentação: o que é? Como fazer? Veja exemplos

Está precisando fazer uma boa descrição sua para conseguir aquele emprego dos sonhos? Então você precisa conhecer o que é uma carta de apresentação e conhecer todas as dicas de como fazer uma

Foi-se o tempo no qual as empresas exigiam um simples e humilde currículo. Agora os tempos são outros, a concorrência aumentou e o nível de exigência também. Toda essa rigorosidade é fruto da consciência que as empresas obtiveram. Como assim? Elas entenderam que o funcionário é chave fundamental para o sucesso do empreendimento. Logo, a contratação de pessoal ficou mais criteriosa, pois eles precisam selecionar e ter certeza que o futuro colaborador que irá ser contratado vai vestir “a camisa” da empresa. Então que tal impressionar seu empregador e conquistar aquela vaga? Hoje você vai aprender a fazer mais uma etapa que está sendo exigida pelos empregadores: a carta de apresentação.

O que é carta de apresentação?

carta de apresentação

Sabemos que o currículo é algo objetivo e que não nos dá muito espaço para ressaltar alguns aspectos da nossa personalidade. E é por essas e outras que as empresas além de pedir o currículo pedem junto uma carta de apresentação. Essa carta consiste em uma breve descrição sua, ressaltando traços positivos de sua personalidade, pré-requisitos que você possui para determinada vaga e ainda salientando vantagens importantes ou projetos já realizados que serão de extrema importância para se destacar na vaga. Geralmente a carta é exigida quando o currículo é enviado por e-mail. E acredite, muita gente acaba ignorando essa exigência. Mas como você não é um desses e está aqui para aprender a como fazer uma boa carta de apresentação, confira abaixo as principais dicas para não errar na hora de escrever.

Dicas para fazer uma ótima carta de apresentação

  • Sua carta não pode ser grande, pois irá cansar o selecionador. Faça no máximo três parágrafos
  • Inicie a carta com Prezado recrutador/selecionador
  • Chama atenção do recrutador logo no início. Não comece com agradecimentos ou enchendo linguiça. Seja objetivo e já inicie com uma boa argumentação das suas qualidades, experiências que contribuam para a vaga e um ponto forte que te destaque.
  • Se você está se candidatando para a vaga por indicação de alguém, mencione isso logo no início da carta (com permissão da pessoa). Exemplo: “Conforme indicação de Maria…”.
  • Deixe também bem clara a vaga que deseja preencher. Caso ainda não saiba, cite áreas de interesse e como você irá contribuir com sua experiência
  • Não cometa erros de português. Se ficar em dúvida sobre alguma palavra pergunte a alguém ou pesquise na internet
  • Nunca destaque pontos negativos sobre você
  • Mostre conhecimento sobre a área desejada e sobre a atuação da empresa
  • Finalize a carta com seu nome e telefones de contato

Para ficar ainda mais fácil para você, imagine sua carta em três etapas:

Primeiro parágrafo: Exponha o motivo pelo qual está enviando o currículo, a área que deseja atuar e o seu interesse pela vaga.

Segundo parágrafo: Fale sobre sua formação acadêmica, suas qualidades, competências e objetivos.

Terceiro parágrafo: Disponha-se para uma possível entrevista.

 

Exemplos de carta de apresentação

Para não restar dúvidas confira alguns exemplos de cartas de excelentes cartas de apresentação.

EXEMPLO 1

 

Prezado(a) Senhor(a),

 

Conforme a indicação da Sra. Fulana de Tal, envio meu currículo para apreciação.

Há três anos atuo na área de comunicação da empresa (nome da empesa), desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco novos desafios no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

 

Nome Completo

Telefone para contato

 

EXEMPLO 2

Prezados Senhores,

 

Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me a disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei oferecer mais informações sobre minha experiência profissional.

 

Cordialmente, (nome completo)

Telefone para contato

 

 

Agora você já sabe fazer uma excelente carta de apresentação e com certeza terá muitas chances de se destacar dos seus concorrentes. Siga todas as dicas e conquiste aquela vaga.

 

Espero ter ajudado vocês. Se curtiu a matéria, curta ela também no facebook. Dúvidas? É só deixar nos comentários.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Jessyka Saquetto

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do ComoFazer.etc.br ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

2 comentários

  1. Ótimas dicas.
    Carte de apresentação é muito importante nos dias de hoje, pois detalha melhor o candidato e possibilita filtrar quais estão qualificados para determinada vaga.
    Minha empresa leva muito e consideração este item quando contratá um funcionário.

    • Jessyka Saquetto

      Que bom que gostou Carol. É realmente incrível como o perfil do empregador mudou. A exigência deles faz com que a concorrência entre os candidatos fique mais acirrada e uma boa carta de apresentação nesse momento fará todo a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *