BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cloro para Piscina: aprenda como usar!

É provável que já tenha escutado sobre uma substância chamada cloro e algumas de suas utilidades. Mas, e o cloro para piscina: como usar? Se você ainda não sabe, basta acompanhar as excelentes dicas de limpeza para facilitar seus cuidados com a sua piscina. Afinal, a piscina é usada em um momento de lazer e precisa estar sempre muito bem cuidada.

Há algumas diferenças entre os cuidados corriqueiros e aqueles que precisam ser feitos por empresas especializadas em limpeza de piscinas. E, acredite, se você cuidar direitinho da sua piscina, raramente precisará contratar os serviços de uma empresa do ramo. Isso acontece, pois, os materiais utilizados no processo de higienização da piscina não são de uso complexo.

O Cloro, por exemplo, é um produto comumente utilizado para limpar as águas de uma piscina. No entanto, é preciso saber como usar cloro para limpar piscina e qual é o tipo ideal para o seu modelo de piscina. É preciso saber diferenciar o cloro destinado para piscinas e aqueles de uso geral. Por isso, antes de comprar, certifique-se de que é o tipo certo para manter a sua piscina limpa e higienizada.

Existem diversos tipo de cloro, “orgânico“, “inorgânico“, “estabilizado”, “comum” e vários outros. No entanto, esse quatro são os mais usados em piscinas. Cada um com uma função diferente e indicado para um tipo de piscina. Assim, podemos perceber que o cloro é fundamental para manter sua piscina limpa e deve ser usado com cuidado.

 

Cloro orgânico e inorgânico para piscina: Como usar?

clorador-flutuante

Entre os tipos de cloro mais indicados para piscina, está o cloro orgânico, é o tipo que possui cadeias de carbono. Por outro lado, o cloro inorgânico que, por sua vez, não possui cadeias carbônicas.

 

Mas, enfim, o cloro para piscina: como usar? É simples, no caso do tratamento de água nas piscinas, o cloro inorgânico é recomendado para piscinas em ambiente fechado. Enquanto isso, o cloro orgânico é recomendado para piscinas ao ar livre. Isso porque o orgânico é resistente à degradação dos raios solares. Além disso, com a cloração orgânica, o cloro ativo é liberado aos poucos.

 

A melhor hora para fazer a limpeza da piscina usando cloro é à noite, ou em também, ao fim do dia. É importante lembrar que só pode fazer isso quando a piscina não for utilizada novamente no mesmo dia. O cloro perde eficácia com temperaturas altas, e como tal, será mais indicado deixá-lo atuar ao longo da noite. Assim, a sua piscina estará devidamente tratada na manhã seguinte.

 

Desta forma assegura também que se cumpre um certo período de repouso. O cloro granulado deve ser bem diluído antes de ser colocado na piscina, pois o grão de cloro, em contato direto com o vinil, poderá manchar o mesmo de forma irreversível.

 

Para saber a dose certa a ser utilizada de cloro nas piscinas é necessário ter em conta certos aspectos. Entre eles, usar o cloro de acordo com as indicações do fabricante e saber qual a medida do pH da água. Outro aspecto a ser considerado é que em piscinas com algas e água de cor verde, deve-se usar primeiro o algicida de choque.

 

Como colocar o cloro na água da piscina – Dicas

Manuseio-do-cloro-da-piscina

Sabe qual é um dos cuidados que se deve ter ao colocar cloro para piscina: Como usar? É ficar atento se ele vai ser absorvido por toda a superfície. Pensando nisso, os dosadores de cloro facilitam, e muito, a sua vida.

Os dosadores são instalados direto na tubulação da piscina, por onde a água passa antes de retornar para a piscina, após o filtro. Esse é o mesmo processo feito pelo distribuidor de cloro flutuante. Em seguida, é preciso colocar os tabletes de cloro dentro do dosador. Logo em seguida ele deverá ser fechado por uma tampa.

Assim, quando a moto-bomba é ligada, a água passa circular em seu interior e vai dissolvendo lentamente os tabletes. Nesse procedimento, toda a água volta devidamente clorada para dentro da piscina. Os modelos de dosadores em linha são indicados para cloração de piscinas de modo geral. Ou seja, pode ser usado tanto residenciais como coletivas com até um milhão de litros. Porém, caso seja necessário, existem outras múltiplas unidades que podem ser combinadas para clorar piscinas ainda maiores, de uso profissional.

A agua de uma piscina clorada, dura aproximadamente três a quatro horas. Depois disso, cerca de 93% de todo seu residual é perdido. Com a presença do estabilizador em uma água exposta ao sol, será diminuído a perca dos resíduos causadas pela luz ultravioleta do sol. Com isso, atingirá apenas 68% de perda residual.

Por isso, se você quer saber como tratar sua piscina com cloro, esse modo é altamente recomendado. Utilize o estabilizador no início do tratamento da água da piscina, diariamente.

Como manter a água da piscina limpa para crianças – Água com Cloro

Uma das maiores dificuldades de colocar Cloro na piscina é imaginar se ele poderia causar algum tipo de mal para crianças, por exemplo. Sabemos que quanto mais nova a criança é, mais sensível é sua pele. Por isso, é preciso saber como usar cloro corretamente na piscina.

Uma piscina pode ter sua limpeza prejudicada por vários motivos. Ou seja, tanto o ambiente quanto seus próprios usuários podem contribuir para que a piscina esteja suja. Além disso, chuvas e ventos com certeza vão interferir diretamente na qualidade da água. Os usuários, por sua vez, podem trazer para o ambiente da piscina elementos tais como suor, loções e óleos.

Por isso, a manutenção da piscina com cloro deve ser feita regularmente para prevenir o aparecimento de problemas causados pelo mau uso e, consequentemente, tornar a piscina segura para ser desfrutada.

A aparência, embora importante, não é a única forma de determinar se uma piscina está limpa e preparada para o uso. É preciso que esta limpeza ocorra também no nível microbiológico, de forma a não afetar a saúde de seus usuários, eliminando o risco de transmissão de infecções tais como hepatite, otite, micoses, cólera, entre outras. Por isso, o cloro é indicado para limpar piscinas.

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *