BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como as Jóias 18k são Produzidas? Saiba tudo aqui

Mostramos como as jóias de 18k são produzidas e por que são tão valiosas.

As jóias de ouro são até hoje, as que mais chamam atenção por onde passam. E pode-se dizer que hoje em dia, devido ao processo rigoroso de produção, valem cada centavo.Mas algo que desperta a curiosidade de todos é como que se chega a esse resultado, após extrair-se o ouro bruto na natureza? Pois neste artigo vamos explicar tudo sobre como essas jóias de ouro são produzidas, acompanhe conosco no artigo a seguir.

No Brasil, a indústria da joia e semi joia é relativamente nova. Começou nos anos 40 com o surgimento das primeiras empresas que trabalharam no ramo aqui no país. Com o passar dos anos, as técnicas de aprimoramento foram melhoradas. Até que na chegada dos anos 90 e a forte invasão das marcas internacionais, os ouvires brasileiros tiveram que investir cada vez mais em suas produções e peças.

Como são produzidas as jóias 18k

joias 18k

Para compreendermos o proceso de produção, primeiro temos de entender o que é o quilate (k).O quilate é a medida de pureza do metal, é a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24. As ligas adicionadas ao ouro, os restantes 20%, são cobre e prata, o resultado dessa mistura é o ouro de tonalidade amarela.

No caso do outro 18k, por cada 24 quilates de metal a ser manuseado usam-se 18 partes de ouro puro, 3 partes de liga prata e 3 partes cobre, fundindo-as: dessa mistura resulta o ouro próprio para joalharia.Este também é conhecido com ouro 750, pois em cada 1000 gramas de peças trabalhadas 75 % é ouro puro e 25% são ligas metálicas, como por exemplo: cobre e prata.

EXEMPLO 75% ouro puro 24k + 25% de ligas metálicas = ouro 18k 750 (bom para jóias).

Técnicas de produção

Galvanização

Uma das técnicas mais usadas e que garante maior durabilidade e acabamento similar ao de uma joia maciça é a de galvanoplastia, o banho eletroquímico. É quando uma camada de metal é aplicada sobre a superfície original de um objeto, como a de um revestimento de Ouro, por exemplo. O processo também é chamado de banho eletroquímico porque esse modo de fabricar utiliza uma corrente elétrica para transferir a camada de metal sobre o objeto.
EXEMPLO 75% ouro puro 24k + 25% de ligas metálicas = ouro 18k 750 (bom para jóias).

galvanizacao joias

Laminação

A laminação é utilizada para obtenção de chapas de Ouro, Prata, ou Latão e perfis especiais, ex.: alianças, anéis, todos os perfis necessários na fabricação de joias.

Este processo baseia- se no princípio do rolo de massa de pastel onde o material é submetido a uma pressão exercida por dois rolos que o comprimem diminuindo a espessura ou dando formas.

Após a fundição da lingote (peça em bruto com formato de uma semente), está é passado varias vezes pelo rolo. Cada vez que passa se dá um aperto maior. Após um certo número de passagens é feita o recozimento do material.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham curtido saber como essas super jóias de 18k que unem beleza e sofisticação são produzidas.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *