BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como conseguir crédito estudantil?

O financiamento ou crédito estudantil é uma forma de ajudar jovens que não possuem renda suficiente para pagar uma faculdade privada. As formas de financiamento são através do Fies, Prouni, Educa Mais Brasil, financiamento das próprias universidades, Programa Crédito pra Valer e por meio dos Bancos.  No Brasil, 14% dos estudantes usam crédito estudantil. Enquanto que nos Estados Unidos, o número sobe para 85%.

Como conseguir credito estudantil?

credito estudantil

Confira nossas dicas:

Fies (Financiamento Estudantil)

O Fies é um programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação (MEC), realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal. Os interessados precisam estar matriculados em uma universidade particular que seja cadastrada no Fies e que tenha avaliação positiva do MEC.

Para conseguir o crédito estudantil do Fies, é preciso ter um fiador e passar ser selecionado. Há pessoas que conseguem financiar até 100% do curso, com taxas de juros pequenas e que não mudam, de 3,5% ao ano (válido em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e superior tecnológico), ou de 6,5% para os demais cursos.

Há instituições privadas que também têm o financiamento estudantil, porém, do ponto de visto do aluno, não é uma opção mais vantajosa que o FIES. No entanto, é preciso conhecer um pouco mais sobre as opções que você tem para fazer uma escolha assertiva.

O crédito estudantil que as instituições privadas oferece é mais caro que o do FIES. Por exemplo, o Banco Bradesco cobra juros de 28% ao ano para o financiamento universitário, já o programa do governo tem juros médio de 3,4% ao ano, é muito mais vantagem para o aluno de baixa renda.

Prouni (Programa Universidade para Todos)

O Programa Universidade para Todos é de responsabilidade do governo federal e concede bolsas de estudo aos alunos egressos do ensino médio da rede pública. O programa funciona da seguinte forma: há a disponibilização de bolsas para universidades privadas conveniadas, que podem ser parciais ou totais.

Quem tiver interesse, deve comprovar renda familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são escolhidos de acordo com as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para tanto, faz-se necessária a inscrição para participar da seleção. Para manter a bolsa, o estudante não pode reprovar em mais de 25% das matérias cursadas.

Programa Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é uma iniciativa revolucionária que já ajudou muitos brasileiros a conquistarem o diploma de ensino superior. O programa oferece bolsas de estudo com até 70% de desconto para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, técnicos, idiomas e educação de jovens e adultos (EJA). São muitas instituições parceiras (em torno de 15 mil) e renomadas em todo o Brasil.

Ao todo, em todo o país, mais de 400 mil pessoas já tiveram a vida impactada positivamente pelo programa Educa Mais Brasil. A iniciativa está investindo na formação completa e de qualidade de alunos para que eles consigam concluir um curso e se desenvolver para adquirir uma carreira. Todo o esforço traz ao Brasil um saldo positivo de profissionais capacitados e prontos para solucionar problemas e trazer soluções inteligentes.

As inscrições no Educa Mais Brasil são gratuitas. Caso você consiga a bolsa de estudo pelo Educa Mais Brasil, mas não efetue a matrícula por falta de vaga na instituição de ensino ou desistência da promoão da turma, o Educa Mais Brasil realizará a devolução integral do valor pago, obedecendo às normas estabelecidas no regulamento para o reembolso.

Cada opção tem sua peculiaridade. Por isso, cada estudante precisa analisar caso a caso e colocar na balança qual a forma mais adequada para a sua realidade. Uma sugestão é não desistir da faculdade de ensino superior e, independente do tipo de crédito estudantil que você consiga, realizar o sonho de estudar um curso.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *