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Como criar uma planilha no Excel 2010

Não sabe mexer no Excel e precisa fazer uma planilha? Pois bem, a nossa dica de hoje pode ajudá-lo a entender um pouco como funciona esse software, que é um mais utilizados em empresas de todo o mundo para o controle de finanças e gestão de pessoas. Seja para fins comerciais, ou pessoais, o Excel pode ser útil em seu dia-a-dia auxiliando no controle das suas finanças. Há muitas planilhas para essa finalidade que podem ser encontradas gratuitamente na internet.

Como criar uma planilha no Excel 2010

como criar planilha no excel

Abaixo segue o tutorial passo-a-passo para a criação de uma planilha de orçamento básico:

Passo 

Comece iniciando o Microsoft Excel. Com o pacote Office instalado em sua máquina vá até a sua “Área de Trabalho” e dê um clique duplo no Excel. Assim que o programa for iniciado, será exibido uma planilha em branco. Se você estiver tendo dificuldades para localizar o ícone, clique em “Iniciar” ou no botão da “Microsoft” (em seu teclado) e, depois, em “Programas”. Busque por “Microsoft Office” e, em seguida, em “Microsoft Excel”.

Passo 2

Selecione a célula “A1” e insira um nome que desejar para a coluna. Quem está tentando criar uma planilha para o controle e orçamento, deve digitar “Renda”, por exemplo. Todos os dados no Excel são inseridos em colunas, isso facilita a formatação e também a inserção de  novas fórmulas e funções.

Passo 3

Na linha 1, digite outros títulos relacionados ao projeto que você deseja criar. A exemplo de uma planilha para orçamento, selecione a célula “B1” e digite “Valor”. Na  célula “C1” você pode digitar “Despesas”. Quem quiser também pode inserir mais títulos nas colunas posteriores, basta clicar na célula “E1” e continuar indo para a direita da planilha.

Passo 4

Agora vamos começar inserindo dados nas colunas. Clique na célula “A2” e digite um nome para o primeiro item da nossa lista. Em nossa planilha de orçamento, vamos nomeá-la como “Hipoteca”. Agora você pode pressionar a tecla da seta para a direita, e o cursor será movido para a célula “B2”, (você também pode selecioná-la clicando com o mouse) e digite o valor correspondente. Por exemplo, se sua hipoteca for “R$ 1.500,00”, digite este valor na célula “B2”.

Passo 5

Agora vamos aprender sobre a função “AutoSoma” que serve para somar os números automaticamente de células.

Selecione todos os dados de uma coluna na qual deseja obter o resultado total de uma soma. Clique em “Inserir” e clique sobre a opção “AutoSoma”. Assim a coluna selecionada será somada por inteira.

Se você não sabe como fazer para selecionar os dados em uma coluna, basta clicar com o botão esquerdo no primeiro item à localizado à esquerda dela e arrastar  o cursor para o ponto mais inferior da coluna à direita.

É possível também utilizar o identificador da coluna e selecioná-la inteira.

Passo 6

Para formatar a sua célula selecione-a  e clique sobre a opção “Formatar Célula”. Uma janela em formato de pop-up lhe mostrará várias opções para alinhamento, dentre elas é possível alterar bordas e sombreamentos, também é possível fazer a seleção do tipo de informação que o usuário deseja inserir na célula.

Para o nosso orçamento podemos utilizar a opção para colocar todos os dados em formato de Real. Para fazer isso utilize a opção “Números” e selecione “Moeda”. Agora você já pode escolher o tipo de moeda que você a ser utilizado através das opções da barra de rolagem.

dicas excel

Uma boa dica para quem está aprendendo é utilizar exemplos de planilhas prontas no excel para entender como elas foram estruturadas e quais as suas funções. O Excel é uma ferramenta muito versátil e permite que você crie não apenas planilhas para o controle financeiro mas também para os mais variados tipos de atividades dentro de uma empresa como, por exemplo, fluxo de caixa, banco de horas trabalhadas, cadastro e registro de fornecedores e etc.

Quem possui dificuldades e não sabe manuseá-lo indicamos pensar na possibilidade de fazer cursos gratuitos online, como os que são oferecidos pela Prime Cursos. Ele contém um carga horária de 35 horas e aborda vários tópicos considerados essenciais para iniciar os seus estudos e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o programa.

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Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário

  1. Valeu Almy, estava precisando dessa informação para fazer uma planilha nova para disponibilizar no meu blog, valeu!

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