BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer uma boa pintura automotiva

Dar uma repaginada no carro é uma tarefa que exige habilidade, disposição e ferramentas certas, a fim de conferir uma acabamento de qualidade no aspecto do automóvel, deixando-o novinho em folha. Muitas vezes pequenos detalhes como falhas e arranhões na pintura passam despercebidos, desvalorizando o automóvel, que fica com aspecto opaco, sujo, repleto de manchas e envelhecido. Por isso, muitos estão recorrendo à reformas como solução para dar um up no carro, otimizando a aparência externa no veículo.

Com o passar do tempo, o sol, a seiva de árvores, dejetos de pássaros, lavagens com produtos à base de solventes, batidas e arranhões são alguns do inimigos do carro. Se você deseja pintar seu automóvel, saiba como escolher a pistola de pintura ideal.

Para que serve a pistola de pintura?

pintura automotiva

A pistola para pintura  é fundamental no processo automotivo, uma vez que o uso inadequado pode trazer sérias complicações no resultado do trabalho final realizado pelo profissional de funilaria. Além disso, a ferramenta é empregada em diversas outras áreas: artística, bioquímica e muitos outras.

A pistola de pintura é uma ferramenta que permite a pintura por meio de pulverização, técnica na qual um equipamento pulveriza um revestimento através do ar até uma superfície.

Principais tipos de pistola

 

  • Pistolas de sucção

 

Esse tipo de pistola permite a saída da tinta por meio pressão, com regulagem de agulha e passagem de fluido. O bico da pistola de sucção possibilita leques horizontais, verticais e cônicos.

 

  • Pistolas por gravidade

 

Nessa ferramenta a tinta se dissipa pela força da gravidade, de cima para baixo. Uma grande vantagem da pistola de gravidade é o fato de possuir um filtro capaz de proporcionar uma pintura mais homogênea.

O que observar antes de comprar uma pistola de pintura?

  • Consumo de ar, para verificar a capacidade de produção de ar do compressor
  • Pressão de operação, para evitar oscilações de pressão durante o processo

Como fazer uma boa pintura à pistola: passo a passo

pintura automotiva fazendo

1º passo: Limpeza

Escolha um local amplo para realizar a pintura. Limpe bem a área que vai receber a cobertura de tinta. Utilize um exaustor para remover vapores de solventes e outros resíduos do ambiente.

2º passo: Ar comprimido

Verifique  se a linha de ar comprimido está ligada corretamente, a fim de evitar que a umidade force os filtros de ar a trabalhar mais.

3º passo: Visibilidade

Utilize uma iluminação reforçada para realizar esse tipo de trabalho

4º passo: Corrigindo imperfeições

Prepare a superfície do automóvel para receber o revestimento: para isso, é preciso lixar e corrigir defeitos e manchas.

5º Acabamento final

Para deixar a pintura impecável, monitore a pressão de ar da pistola, que deve ser a mínima possível para a passagem de fluxo de tinta. A falta de controle acarreta em falhas técnicas na pintura.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Check Also

carteira motorista social

CNH SOCIAL: Programa abrirá em breve mais vagas para Habilitação gratuita

Se você desejar ter carteira de motorista mas não tem condições de pagar as taxas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *