BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como instalar uma cerca elétrica em sua residência

Proteger o patrimônio é uma necessidade, principalmente nas grandes cidades. Quem mora em casa independente em vez de condomínio precisa redobrar a proteção, já que a segurança do lar depende do morador. Dessa forma, a instalação de cercas elétricas pode ser uma solução eficaz.

Nos condomínios residenciais, as câmeras de vigilância são cada vez mais utilizadas. Mas, nos últimos tempos, muitos síndicos também estão recorrendo a instalação de cercas elétricas para reforçar a segurança.

Para que a cerca elétrica funcione corretamente e iniba a ação de invasores, é preciso que todos os materiais utilizados sejam de qualidade. Por esse motivo, é prudente escolher uma empresa séria e com bastante experiência para comprar as peças que compõem a cerca. É o caso da Câmera e Segurança, por exemplo, que é especializada em segurança eletrônica e já está há quase 15 anos no mercado.

 

Fique de olho na legislação antes de instalar sua cerca elétrica

cerca eletrica

A construção de cercas elétricas não é regulamentada por lei federal. Além disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não exige especificações padronizadas em todo país.  

 

No Congresso, o projeto de lei 3080/2008 ainda aguarda aprovação. Dessa forma, antes de instalar sua cerca elétrica, é bom se orientar de acordo com os padrões presentes nessa possível futura legislação. Isso se sua cidade e estado não tiverem  uma lei regulamentadora.

A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, conta com a Lei 4110/2005. Ela obriga o uso de arames do tipo liso para conduzir correntes elétricas. Já em Rondônia, a lei estadual 1113/2002 obriga os moradores a construir a cerca com voltagem máxima de 10 mil V e, no mínimo 2,5 metros de altura, entre outras especificações técnicas que a população local é obrigada a seguir.

Dicas para comprar material para cerca elétrica

  • O primeiro passo é verificar se as centrais de choque têm certificado do Inmetro
  • Os cabos de alta isolação precisam ter bitolas grossas
  • Prefira isoladores de poliéster e com isolação de, pelo menos, 15 KVolt
  • Escolha sempre hastes maciças
  • Repuxos precisam ser automáticos

 

  • O eletrificador e o fio de aço devem seguir rigorosamente todas as especificações contidas no manual, já que ele leva em conta a extensão precisa da cerca elétrica

Como instalar sua cerca elétrica em segurança

 

A cerca elétrica tem como objetivo a proteção do imóvel. Ela serve para dar um susto em quem tentar invadir a propriedade, e não para causar risco a vida das pessoas.

Dessa forma, é preciso pensar em sua segurança na hora de instalar a cerca elétrica, mas manter as outras pessoas seguras também.

instalar cerca eletrica

  • Coloque alertas sobre a presença da cerca elétrica a cada 4 metros, caso ela esteja instalada em via pública. Caso contrário, a cada 10 metros.

 

  • Antes de começar a instalar, certifique-se que não há energia sendo fornecida para a central da cerca elétrica, desconectando-a do plug de energia. Também é necessário desligar o disjuntor e tirar a bateria para não correr nenhum risco.
  • Para evitar fuga de tensão, o recomendado é não fazer a instalação em estrutura metálica
  • Cabos de alta isolação não podem ser passados junto com outros tipos de cabos. Eles precisam estar, pelo menos 4 cm distantes de cabos de telefone, de energia, sensores, etc.
  • A instalação precisa ser em altura adequada. O recomendado é pelo menos 2 metros e meio.  
  • O aterramento precisa ser realizado com barras cobreadas de 2,4 metros, que deverão ser conectadas ao borne do equipamento. Elas precisam ser instaladas com distância de 10 metros em relação a outro aterramento elétrico e apenas 4 metros de distância entre uma barra e outra.
  • 2,10m é a altura mínima entre o primeiro filamento da cerca e o piso externo.
  • A cerca elétrica precisa ser instalada em um ângulo de 45º voltada para a parte interior do seu imóvel, caso o vizinho não autorize a instalação dela.

 

Como escolher o local ideal para central de choque

  • Deixe a central de choque na parte externa do condomínio ou casa
  • O local precisa ser semi-aberto, discreto e com proteção contra chuva e outras intempéries
  • A central de choque não pode estar a mais de 70 metros de distância da cerca elétrica.
  • Ela também precisa estar distante da caixa de distribuição de energia.
  • Instale a central eletrificadora a uma distância de, no mínimo, 3 metros de aparelhos eletrônicos e de recipientes com Gás Liquefeito de Petróleo (GPL). Ou seja, não pode estar perto de botijões de gás, por exemplo.
  • Não instale em locais próximos a árvores e evite a instalação onde haja circulação de animais e crianças.

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *