BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Consultar IPVA pelo RENAVAM: Procedimentos e informações

Consultar IPVA está cada vez mais fácil atualmente. Com a informatização das informações oferecidas pelos DETRAN de cada estado está cada vez mais eficiente, esse e outros serviços, que costumavam precisar de atendimento pessoal e causavam grandes transtornos nos postos de atendimento do Detran agora podem ser resolvidos de casa, sem grande dificuldades e problemas.

Vamos falar sobre como consultar IPVA pelo RENAVAM e outras questões de interesse público, que podem ser oferecidas pelo DETRAN do seu estado de forma simples e gratuita, bastando você ter algumas informações em mãos.

Como consultar IPVA pelo RENAVAM?

O RENAVAM é um número de registro do veículo que é colocado no chassi do mesmo, para que não possa ser removido. Sendo assim ele é de suma importância sabe esse número para diversas consultas, inclusive para consultar IPVA e outras informações importantes do veículo. Por exemplo, se o veículo está em processo de leasing, o RENAVAM é o número que você usa para localizar o contrato. É possível enco0ntrar os valores de licenciamento por ele também.

consultar ipva pelo renavam

Como não podia deixar de ser, o IPVA, importante imposto em relação aos veículos, também pode ser encontrado por meio do RENAVAM, e uma forma importante de verificar se está tudo em ordem, seja no seu veículo ou em um veículo que você deseja adquirir, é consultar IPVA por meio do RENAVAM, online e gratuitamente.

O procedimento para essa consulta é simples e rápido, e pode ser feito na página do DETRAN do seu estado. Basta entrar com o número do RENAVAM e a placa na página de consulta e você terá essa e mais informações, como o estado do licenciamento e outras pendências que o veículo tiver.

Como consultar IPVA sem o número de RENAVAM

Se você estiver negociando um veículo, e por qualquer motivo a outra pessoa não quiser passar o número do RENAVAM por qualquer motivo que seja ou não o tiver consigo, existe um procedimento extremamente simples para você consultar IPVA sem a necessidade de nenhuma documentação adicional.

Os DETRAN de todo o Brasil estão oferecendo mais um serviço online que vai facilitar muito a vida de quem está negociando veículos: com a placa do veículo você pode ter acesso a uma quantidade razoável de informações, como o RENAVAM, estado do seguro obrigatório, licenciamento e outros valores a serem pagos ao governo pela posse e uso do veículo.

Como podemos ver, a consulta desses dados está toda muito mais simples e eficiente e consultar IPVA já não é mais a dificuldade que costumava ser. Por isso mesmo, siga essas dicas quando estiver negociando veículos para evitar problemas.

Negociando veículos com segurança e praticidade

Com o que você aprendeu nesse artigo, deu para perceber que tentar manter segredo sobre os dados do veículo é pouco inteligente, pois o DETRAN digitalizou sua base de dados e abriu para consulta dos cidadãos.

Ainda assim, algumas pessoas, muitas vezes por falta de conhecimento e outras por real má intenção, evitam passar dos dados do veículo para consulta. Nesses casos, endureça um pouco a negociação até ter acesso a, pelo menos, a placa do veículo, pois sem essas informações, uma pessoa má intencionada pode querer passar um veículo com problemas de documentação sem citá-los totalmente.

Evite comprar veículos de pessoas com esse tipo de comportamento, e antes de tudo, evite fazer qualquer tipo de pagamento antes da transferência dos documentos para seu nome, pois a pessoa pode estar tentando aplicar um golpe em você.

Finalmente, mantenha-se sempre atento, especialmente se você parcelou o IPVA do seu veículo, pagando todas as parcelas em dia e, em caso de dúvida não hesite em usar a consulta IPVA para ter certeza da situação!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *