BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Enem 2017: provas, inscrições e muito mais!

Saiba tudo sobre o Enem 2017, uma prova organizada pelo INEP com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. Confira detalhes sobre o exame, inscrições, entre outras informações.

O Exame Nacional do Ensino Médio começou a ser aplicado em 1998, com o propósito de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Com o passar do tempo, o objetivo da prova se transformou. O Enem começou a ser usado como uma forma de conseguir bolsa de estudo, vaga em universidade federal e até financiamento estudantil.

enem-2017-provas-inscricoes-e-muito-mais-1

O Enem se destaca como o segundo maior exame de admissão do mundo, ficando atrás apenas da prova aplicada na China. A cada ano, as inscrições mobilizam mais de 7 milhões de brasileiros, oriundos de 1.661 municípios.

Desde 2010, o Enem passou por grandes mudanças. Ele não tem o formato semelhante a um vestibular tradicional, muito pelo contrário. O conteúdo da prova é baseado na interdisciplinaridade, ou seja, as matérias aprendidas no ensino médio se relacionam com os acontecimentos do mundo real. O candidato é obrigado a refletir, raciocinar e interpretar texto para conseguir tirar uma boa nota no Enem.

Como funcionará o Enem 2017?

O Enem 2017 funcionará igual as edições anteriores do exame. A prova, composta por 180 questões e uma redação, será aplicada em dois dias (sábado e domingo.

No primeiro dia, os candidatos terão que demonstrar conhecimentos sobre Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, História e Geografia, ao responder 90 questões de múltipla-escolha.

No segundo dia, o Enem conta com questões de Português, Literatura, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira e Matemática. Os candidatos também precisam escrever uma redação, de acordo com o tema proposto.

Inscrições Enem 2017

O prazo de inscrições Enem 2017 ainda não foi aberto. De qualquer forma, o estudante terá que acessar o site enem.inep.gov.br/participante, preencher o formulário eletrônico com os dados solicitados e responder o questionário socioeconômico. Para validar a inscrição, é necessário pagar uma taxa. Em 2016, o valor foi de R$68,00.

Logo após a inscrição, é necessário criar um login, ou seja, uma senha que garante acesso privado à página do participante, juntamente com o CPF. Com esse login será possível realizar futuras consultas no sistema do INEP, incluindo verificação do local de prova e publicação das notas.

Datas Enem 2017

enem-2017-provas-inscricoes-e-muito-mais

O INEP ainda não divulgou o calendário do Enem 2017. De qualquer forma, tudo indica que as inscrições para o exame terão início no mês de maio. Já a aplicação das provas acontecerá em outubro ou novembro. O resultado final, por sua vez, só poderá ser consultado em janeiro de 2018.

Como usar a nota do Enem 2017?

Há, basicamente, três formas de usar o Enem para ingressar na faculdade. São elas:

Sisu: os brasileiros interessados em entrar numa universidade pública utilizam o Sisu. O Sistema de Seleção Unificada distribui as vagas conforme o desempenho no Enem, substituindo desta forma o vestibular tradicional.

Prouni: através da parceria com universidades privadas, o Prouni distribui bolsas parciais e integrais em todo país. Para disputar uma oportunidade, é necessário tirar nota mínima de 450 pontos e não zerar na redação.

Fies: a sua nota no Enem não foi suficiente para Prouni ou Sisu? Não se desespere. Ainda resta uma chance de ingressar no Ensino Superior através do FIES. O programa financia o valor da faculdade, com juros de 6,5% ao ano. O aluno iniciará o pagamento das parcelas 18 meses após a formatura.

E aí? Já começou a estudar para o Enem 2017? Então não perca tempo e inicie a sua preparação para a prova.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *