Faça você mesmo a assessoria de imprensa do seu negócio

Transformar fatos relacionados a sua empresa em notícias relevantes para os jornais: esse é o objetivo da Assessoria de Imprensa. Para isso, é necessário um planejamento eficaz e um ótimo relacionamento com os jornalistas de redação.

Vantagens da Assessoria de Imprensa

  • Mais pessoas conhecerão sua empresa
  • Maior credibilidade em comparação às peças publicitárias
  • Irá contribuir com material de interesse do público
  • Custos menores (só o valor das ferramentas e/ ou profissionais contratados)
  • Fortalecimento da sua marca

Como fazer assessoria de imprensa de uma empresa

Do release às páginas dos jornais

press release

O processo de assessoria de imprensa começa com a criação do press release. Ou seja, você irá elaborar um texto informativo. Você deve escolher um tema atraente para o público, como o lançamento de um produto da sua empresa ou a presença de sua organização em algum evento importante da área, por exemplo. O release deve ser escrito pensando na linha editorial dos jornais que você irá enviar como sugestão de pauta.

 

Se o seu negócio é produzir de softwares, por exemplo, você pode enviar o release para as editorias de Tecnologia, Negócios, Empreendedorismo e similares dos principais jornais e sites.

Sua empresa como fonte de notícias

Caso o tema desperte o interesse dos repórteres, eles entrarão em contato para saber mais sobre o assunto, solicitando entrevistas para fazer uma matéria sobre o tema.  

Divulgação estratégica para aumentar a credibilidade de sua empresa

 

Quando a notícia for publicada, o próximo passo é arquivar essa reportagem – técnica conhecida como clipping. Dessa forma, será possível divulgá-la de forma estratégica na Fanpage do Facebook, em outras redes sociais que você achar conveniente ou no site institucional da sua empresa na parte de Notícias.  

 

Assim, além de divulgar sua empresa, você também estará mostrando ao mundo que é a marca possui credibilidade.

4  ferramentas para auxiliar o trabalho de assessoria de imprensa

Para realizar o trabalho de uma Assessoria de Imprensa, você pode contar com algumas ferramentas. Entenda a importância de cada uma delas:  

Divulgador de Release

Assim que o seu press release estiver pronto, você precisa enviá-lo para os veículos de comunicação certos. E nessa etapa, ter acesso a informações de contato confiáveis é fundamental.

 

Uma dica para otimizar a distribuição dos releases é usar o Dino. Essa rede de distribuição de release reúne o contato de 25 mil jornalistas e tem parceria com mais de 100 veículos de comunicação, que incluem jornais online e blogs de credibilidade. Com a interface intuitiva, é bem fácil enviar seu texto para a imprensa. A ferramenta permite, inclusive, que você escolha suas editorias de interesse. É só selecionar e aguardar a publicação da matéria.   

Clipping

Existem algumas ferramentas que facilitam encontrar na internet as notícias relacionadas ao seu negócio. O Google Alerts é uma das mais usadas pelas empresas.

 

Site institucional

A página virtual oficial da empresa é uma ação estratégica. Muitas vezes, é por meio dela que as pessoas conhecem seus produtos e serviços. Por esse motivo, essa ferramenta é indispensável.

 

Para aumentar a ainda mais a credibilidade da sua marca, o ideal é criar uma parte só para notícias institucionais e do seu ramo de atuação. Nessa área, vale a pena colocar as matérias de jornais sobre seu empreendimento.  

Mídias Sociais

Na Fanpage do Facebook, você pode informar aos internautas das promoções e até contar sobre as recentes conquistas da companhia. Lá você pode colocar o link para o site institucional ou divulgar as matérias jornalísticas sobre sua empresa.

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário em “Faça você mesmo a assessoria de imprensa do seu negócio

Deixe um comentário para Débora Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *