BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

FIES 2017: ainda vai funcionar?

Saiba como vai funcionar o Fies 2017. O programa facilita o acesso ao ensino superior e permite o financiamento do valor total ou parcial da faculdade. As inscrições são abertas no início de cada semestre. Confira mais detalhes e veja como participar.

O Fies é um programa de responsabilidade do governo federal, nos últimos anos passou por diversas mudanças e se tornou ainda mais restrito. As novas regras foram impostas pelo governo com objetivo de conter gastos e também para fazer com que o programa beneficie apenas estudantes de baixa renda.

fies-2017-ainda-vai-funcionar-1

Fies 2017 ainda vai funcionar?

Em 2017 o Fies ainda vai funcionar. Assim como nos anos anteriores, o programa terá como prioridade auxiliar estudantes com renda per capta abaixo de três salários mínimos. Como o número de vagas é limitado, a seleção dos contemplados com o financiamento será feita com base na nota do Enem, sendo assim, quanto mas alta a média, maior a chance de conseguir participar do programa.

As inscrições para o Fies 2017 se iniciam no início de cada semestre, ou seja, sempre no mês de janeiro e no mês de julho. Após contratar o financiamento, é necessário que o estudante faça a renovação do contrato, esse processo é chamado de aditamento, é obrigatório e também deve ser feito a cada seis meses.

O Fies é uma ótima opção para quem não pode custear com o valor total da mensalidade. Durante o curso, o aluno fica isento do pagamento mensal e tem o compromisso apenas de pagar R$150 a cada três meses, referente a juros. O financiamento só deve ser pago após o vencimento do período de carência, 18 meses após a conclusão do curso.

Mudanças no Fies 2017

Veja a seguir as principais mudanças no Fies 2017:

Quantidade de vagas

A distribuição de vagas para cada universidade é feita de acordo com a nota do MEC em cada curso, sendo que cursos da área de saúde, educação e engenharia são prioritários no programa e por este motivo contam com maior número de vagas.

Seleção de estudantes

Os estudantes podem se inscrever na página Fies Seleção, lá é necessário informar dados pessoais, renda familiar e a nota do Enem, que deve ser maior que 450 pontos com nota da redação superior a zero. A classificação dos inscritos é feita de acordo com a nota do Enem, assim, são selecionados para o financiamento aqueles que tiveram maior média no Enem.

fies 2017

Renda Mensal

Além de ser selecionado e convocado para apresentar os documentos na universidade e no banco escolhido, é necessário comprovar renda familiar dentro do limite estabelecido pelo programa. Para conseguir o Fies 2017 é preciso que a renda mensal (por pessoa) seja inferior a três salários mínimos.

Estudante graduado

Estudantes que já são graduados também podem participar do Fies 2017, porém, a inscrição só pode ser feita após a distribuição de vagas para estudantes que ainda não possuem diploma do ensino superior. Todas as datas e prazos de inscrição podem ser conferidas no Fies Seleção.

E aí? Pronto para disputar uma vaga no Fies 2017? Deixe um comentário.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *