BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Furúnculo: como tratar, como surgem e como evitar furúnculos.

Sofrendo com furúnculo e nem sabe de onde ele vem? Explicamos o que são os furúnculos  como tratar e ficar livre deles. Veja aqui nossas dicas.

Imagine a situação: um caroço aparece na sua perna, e começa a inchar, ficar vermelho ou doendo.Não bastasse isso, começa a te dar febre e sair um líquido do local desse caroço.Complicado não? Todo mundo com certeza já ouviu falar, ou infelizmente teve que lidar com esse tipo de coisa: os furúnculos. Mas afinal, por que eles surgem? Como podemos tratar deles? Bom, é sobre isso que iremos falar nesse artigo. Continue acompanhando.

O que são furúnculos

furunculo

Bom, de acordo com a medicina, o furunculo nadamais é do que uma infecção de pele, na maioria das vezes causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que ataca o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido embaixo da pele ao redor. O que ocorre normalmente é a formação de um abscesso, ou seja, de um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho do furunculo costuma variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados, ele normalmente pe benígno, mas é impiortante que seja tratado desde o início do seu surgimento, para evitar problemas mais graves.

Correm mais risco do surgimento deles os diabetéticos, HIV positivos, usuários de drogas injetáveis, obesos e pessoas com baixa imunidade. Veja abaixo como é possível evitá-lo.

Com evitar o surgimento de furunculos

A prevenção consiste em manter a pele limpa, lavar frequentemente as mãos e utilizar roupas, toalhas e roupas íntimas em bom estado higiênico.Manter sua imunidade em dia, fazer sempre exames e se alimentar bem, também pode ajudar seu aparecimento. Mas se você já apresenta um deles, veja como se dá o tratamento:

Como tratar um furunculo?

furunculo explicacao

Normalmente, o médico pode diagnosticar um furúnculo com base em sua aparência, mas se necessário, Uma cultura pode mostrar estafilococos ou outras bactérias.

O tratamento associado ao furúnculo é realizado através de aplicação de compressas quentes, ou através da imersão da área afectada pela inflamação, em água morna para permitir a drenagem do pus e alivio das dores. Os furúnculos podem demandar, de acordo com sua gravideade, o uso de antibióticos locais ou sistêmicos, mas algumas medidas de ordem geral devem também ser observadas, tais como: a região deve ser limpa duas ou três vezes por dia com uma solução desinfetante e podem ser aplicadas compressas quentes e úmidas de água com sal no local, pois elas ajudam o abscesso a perfurar (“vazar” seu conteúdo). Contudo, nunca esprema ou fure um furúnculo, pois a infecção pode se propagar por via sanguínea e, se for localizado no rosto, pode se propagar para o cérebro.

Pomadas para furúnculo

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Mas normalmente, os médicos indicam as seguintes pomadas:

Nebacetin

Furacin

Neomicina
Conclusão

Bom, caros leitores e leitoras, espero que tenhma curtido nossas dicas e informações.Lembrando novamente que um  dermatologista deve ser consultado em casos graves,ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *