BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Glaucoma: doença silenciosa traz danos irreversíveis

O glaucoma é a principal causa de cegueira permanente no mundo. Segundo a  Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 60 milhões de pessoas com a doença mundo afora. Só no Brasil são 900 mil.

Prevenção é a melhor forma de combate à cegueira

Sem causar dor e com sintomas difíceis de detectar, o glaucoma somente é identificado com uma visita ao oftalmologista. Se identificada a doença, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Dessa forma, as chances do problema evoluir para a cegueira total e definitiva reduz bastante.

glaucoma

A única forma de se proteger do Glaucoma é cuidando da prevenção, através de consultas oftalmológicas frequentes. Investir em um plano de saúde com ampla rede credenciada que reúna médicos qualificados pode facilitar a sua vida.  Uma dica para auxiliar a busca pelo convênio ideal, é utilizar um buscador online de planos de saúde. É bem prático e fácil de usar. Em segundos, é possível comparar diversos convênios médicos.  

Tipos de glaucoma

 

  • Glaucoma de ângulo aberto: 80% dos pacientes brasileiros tem esse tipo de glaucoma. Normalmente, é mais simples de controlar e o tratamento é feito à base de colírios. O médico precisa acompanhar o paciente a cada três meses. No início, podem ser  necessárias visitas mensais ao oftalmologista.

 

  • Glaucoma de ângulo fechado: é mais raro, porém mais grave. Em alguns casos, é necessário recorrer a cirurgia a laser para evitar o avanço das lesões do nervo óptico do paciente. Colírios e comprimidos podem ser receitados.
  • Glaucoma congênito: em alguns casos, o paciente já nasce com glaucoma. Em situações como essa, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para evitar a cegueira.  

Fatores de risco

O glaucoma  pode ocorrer em qualquer época da vida. Mas na maioria dos casos, a patologia costuma aparecer após os 40 anos de idade. De acordo com a literatura médica, pessoas negras têm mais chances de desenvolver a doença. Na prática, pessoas de qualquer biotipo podem apresentar esse quadro clínico.

glaucoma sintomas

Além disso, quem é diabético costuma ser mais suscetível a sofrer com essa doença ocular. Entretanto, existem outras enfermidades que podem abrir as portas para o glaucoma. Confira os principais fatores de risco:

 

  • Ser sedentário
  • Ter pessoas com glaucoma na família
  • Ser diabético e/ou hipertenso
  • Ter alto grau de miopia ou hipermetropia
  • Ter feito uso de colírios a base de corticóides por muito tempo
  • Ter sofrido algum trauma ocular
  • Ter mais de 40 anos
  • Pele negra

Sintomas da doença ocular

 

Os sintomas do glaucoma não costumam ser óbvios. Eles vão se desenvolvendo ao longo dos anos. Quando o paciente se dá conta de que não está enxergando bem, costuma ser tarde demais.

 

Por esse motivo, é indispensável consultar um bom oftalmologista, ao menos uma vez por ano, mesmo que você tenha os olhos saudáveis. Dessa forma, o médico irá observar se não há mesmo nenhum quadro clínico em desenvolvimento.

Tratamentos para pacientes de glaucoma

glaucoma tratamento

Consultar um oftalmologista de confiança é o primeiro passo para tratar adequadamente a doença. O tratamento varia de acordo com o estágio em que o glaucoma está e o tipo de quadro clínico (aberto, fechado ou congênito). A cirurgia costuma ser o último recurso recomendado:

 

  • Colírios
  • Comprimidos
  • Laser
  • Cirurgia

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Check Also

exercicios

Exercícios para Emagrecer

Uma das maneiras de conseguir emagrecer, além de dieta equilibrada e auxílio de suplementos, é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *