Sisutec: o que é?como funcionam seus cursos?

Conheça o sisutec, e como se inscrever nos seus cursos, clique e confira conosco agora mesmo!

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Técnológica, o Sisutec, trata-se de um programa estudantil do governo federal, administrado pelo MEC (Ministério da Educação), que oferece vagas gratuitas em instituições públicas e privadas para os alunos que realizam o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado todos os anos no Brasil.

Através do Sisutec, o aluno pode se inscrever em diversos cursos de capacitação técnica que lhe garantem maiores chances de colocação no mercado. O projeto engloba todos os estudantes que realizaram o ENEM e o processo seletivo ocorre duas vezes ao ano. A inscrição para o Sisutec é realizada de forma única: através da internet, no site do Sisutec, em única etapa e o não há custo algum nesse processo.

Como surgiu o Sisutec?

inscricoes sisutec

O programa foi criado em 2013 pelo MEC e é gerenciado, desde então, pela Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica). A meta do programa é a de incluir o máximo de pessoas em cursos técnicos, para que consigam melhores salários e boa colocação no mercado de trabalho através do conhecimento técnico disponível em diversas áreas. Além disso, esse é um grande avanço para toda economia do país, que terá mão de obra especializada em maior quantidade.

O Sisutec surgiu para facilitar o acesso dos estudantes aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que se trata de outra iniciativa do Ministério da Educação para incluir jovens e adultos em cursos técnicos subsequentes. O objetivo é que, ao concluir os cursos, o aprendiz esteja capacitado para empregos de boa remuneração e com possibilidades de crescimento de carreira.

Como funciona?

O processo seletivo ocorre sempre no inicio do ano letivo. Se inscrevendo no Sisutec através do site da instituição, o usuário pode escolher duas opções de cursos que deseja se inscrever. No momento da inscrição, o estudante deve escolher, também, se está incluso em alguma das cotas, como a cota para afrodescendentes, pardos, índios, alunos de escola pública e alunos de instituições privadas que obtiveram bolsas integrais durante o ensino.

O participante escolherá entre as opções de cursos ofertados pelas intituições que participam do programa Sisutec, entre privadas e públicas. Durante o processo seletivo, o aluno poderá alterar a seleção de cursos em que concorre com a nota do ENEM. Valem os últimos cursos escolhidos pelo participante antes da divulgação dos resultados.

Ao final da inscrição dos participantes, as instituições avaliam quais são as maiores notas do ENEM e passam aqueles que estão dentro da média de cada instituição, em sistema semelhante ao vestibular de universidades públicas. Quando o candidato possui nota que possibilita a classificação nos dois cursos escolhidos, automaticamente é direcionado para a primeira opção.

Sempre são feitas duas chamadas sucessivas. Com isso, os participantes devem, sempre após a divulgação dos resultados, confirmar a matrícula para o curso selecionado mostrando o interesse na ocupação da vaga. São cursos técnicos subsequentes que englobam desde computação, passando por administração até produção de alimentos.

Quem pode se inscrever no Sisutec?

Podem participar do programa de ensino técnico os alunos que concluíram o Ensino Médio e realizaram a prova do ENEM no ano anterior ao ingresso pelo Sisutec. A prova do ENEM é o critério avaliado para o ingresso dos alunos, por isso é obrigatória a participação no exame nacional. 85% das vagas do Sisutec são dedicas para os cotistas, o que inclui negros, pardos, índios, alunos de escola pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas.

Vale ressaltar que o Sisutec é uma iniciativa do governo para que as camadas mais carentes da população tenham acesso ao ensino técnico, que visa a obtenção de emprego imediatamente após a conclusão dos cursos técnicos subsequentes. É devido à essa característica que o Sisutec possui mais vaga para cotistas.

Como faço para me inscrever no Sisutec?

Para participar do programa de acesso ao ensino técnico basta entrar no site do Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br) e realizar a inscrição de forma gratuita. A única forma de inscrição, participação e divulgação de resultados no sistema é através da internet. Portanto, o participante deve ficar atento às datas e, enquanto ocorre o processo seletivo, verificar diariamente os resultados divulgados pelas instituições públicas e privadas que participam do Sisutec.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido nossas dicas e que consigam  com sucesso se inscrever no sisutec. Já falamos aqui sobre o educa mais brasil 2015 que é um programa excelente também.

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *