Soja – conheça o que é a soja e os beneficios que ela traz pra saúde

Conheça tudo sobre a soja, como consumir, seus benefícios, e até onde comprar mais barato. Confira agora!

A soja esta presente na culinária oriental a muitos anos. Pesquisadores acreditam que desde o século XI A.C. eles já consomem esta leguminosa, mas que somente no século XX a mesma chegou ao ocidente. A soja é da família “leguminosas”, junto com o feijão, lentilha, grão de bica e ervilha. Conheça mais sobre ela a seguir.

O QUE É A SOJA?

Se pensarmos pelo lado nutricional, a soja é rica em proteínas de boa qualidade, elimina radicais livres por conterantioxidantes, possui ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6, ácido linoléico, ômega 3 e ácido linolênico) e ainda compostos fotoquímicos como isaflavonas, fitatos e saponinas.

Além de tudo que falamos, a soja ainda é uma excelente fonte de minerais como o  cobre, magnésio, manganês, ferro, fósforo, potássio, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B. Ainda possui bastante fibras, que ajudam o intestino funcionar corretamente e acabam diminuindo a quantidade de gordura que o nosso corpo absorve. Exatamente por essa última ação é que ela é indicada a quem pretende perder gordura.

soja

Como consumir e onde comprar SOJA?

Bom, eu particularmente não acho soja uma coisa gostosa. Por isso, prefiro tomar em compostos e cápsulas. Eu recomendo a loja NETSHOES, que tem muitos produtos legais:

SOJA em promoção na loja NETSHOES – CLIQUE AQUI

Benefícios da SOJA

Agora que você já sabe do que estamos falando, separamos alguns dos principais benefícios que a soja tem para nosso organismo em geral. Já adianto que a soja é excelente em todos os sentidos e deve ser consumida sempre que possível. Vamos lá:

  • Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o maucolesterol, cerca de 33% e aumenta o HDL (colesterol bom). Essa diminuição na taxa  do LDL faz com que seu coração melhore infinitamente, diminuindo os riscos de enfarto ou outras doenças relacionadas a esse importante órgão.
  • Câncer: Este aqui é um dos benefícios mais interessantes da soja para nosso corpo. A ingestão da mesma previne 3 tipos de câncer, são eles: Câncer de mama, cólon e prostata.
  • Menopausa: Para as mulheres com mais de 40 essa aqui é uma excelente dica, consumir soja ajuda na redução dos sintomas causados pela menopausa, como ondas de calor e suores noturnos.
  • Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea, diminuindo consideravelmente as chances de se ter osteoporose.
  • Diabetes: As fibras presentes na soja servem como uma espécie de reguladores de glicose, diminuindo o açúcar no sangue, assim diminui as chances de causar diabete.

CONCLUSÃO

Como podem notar, a soja é um importante alimento que quando incluso em nossa alimentação diária pode fazer toda a diferença para uma vida mais saudável. O ideal é que você consuma diariamente pelo menos o equivalente a 25 gramas de soja. O grande ponto positivo é que para consumir a soja você tem a sua disposição várias opções de escolha: poderá usar o óleo de soja, farinha, proteína texturizada de soja (TPS), molho de soja (o famoso shoyou, sim, é feito a base de soja!) e ainda aqueles sucos de caixinhas a base de soja que são bem saborosos e fazem super bem para o organismo.

Espero que o texto tenha aberto seus olhos quanto aos benefícios que ingerir a soja tem para nosso corpo, mas também saiba que não adianta ingerir soja e esquecer que uma alimentação saudável é feito de vários alimentos, e não de um só.

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas nossas super dicas, e que consigam ter uma vida mais saudável.

 

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

About arlindo

Deixe seu comentário:

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com * *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>