Horta em casa: Aprenda aqui como fazer e cultivar a sua

 Veja como cultivar uma horta em casa, no seu quintal para comer vegetais e legumes fresquinhos a hora em que bem entender. Confira!

Com a descoberta dos malefícios que os alimentos com agrotóxicos nos causam , os alimentos orgânicos tem feito grande sucesso por serem livres de agrotóxicos e por algumas vezes, conterem mais vitaminas que outros. Além disso, hoje suas sementes são vendias de forma fácil em feiras orgânicas, a preços bem atrativos.

E por que não cultivar uma horta orgânica? Se você não tiver muito espaço, ter um vasinho com salsinha já deixa seu lar mais saudável. Montar uma horta em casa não é complicado, mas é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados com sua pequena plantação.

horta em casa

 

Cultivando sua  Horta em Casa

Se você mora em apartamento saiba que é possível ter uma horta, você só precisará de um espaço adequado para que os vegetais não sofram. Agora, se você tiver um canteiro disponível, não tenha medo de usá-lo.

Vamos ensinar você a fazer sua Horta

Antes de começar, escolha os alimentos que quer plantar. A partir daí verifique qual é o melhor clima, solo e local para poder iniciar o plantio.

Neste momento vem a parte da atenção: o clima será determinante para que a cultura seja bem sucedida. Observe as estações do ano e o volume das chuvas mais adequado.Claro que se voce mora em apartamento, provavelmente elas não ficarão tão expostas, mas é importante ter cuidado na escolha do local.

Tente conseguir um solo saudável e instale a horta em um local que você tenha fácil acesso, que tenha bastante luz solar e uma fonte de água próxima para quando precisar regar a sua colheita.

Montando sua horta – passo a passo

1. Escolha um vaso com furos;

2. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4. Espalhe um pouco de areia;

5. Plante as mudas;

Mole né? Mas damos mais dicas logo abaixo…

Para montar sua própria horta em apartamentos, escolha vasos e jardineiras, lembrando-se de que as plantas deverão se adaptar ao local.

Esse vaso deverá conter furos e é recomendável colocar pedrinhas no fundo para uma boa drenagem.

Se quiser deixar a terra mais fértil, misture duas partes dela com uma parte de qualquer composto orgânico, mais uma parte de húmus. Na hora de plantar as mudas, lembre de colocar espaços razoáveis entre uma e outra.

Nos canteiros revolva bem a terra pra que fique solta e fofa, também coloque composto orgânico.

Não tenha medo que a plantação dê errado, algumas espécies que podem ser plantadas o ano todo são: pepino, rúcula, alface, agrião, salsa, jiló, cenoura, abobrinha, acelga e espinafre.

Fique atento à necessidade maior de regar as plantas no verão e procure pesquisar sobre cada cultura antes de plantar. Cada espécie precisa de cuidados específicos, mas toda a precisão de paciência e cuidados para darem certo.

Video – horta em casa

Talvez nossas dicas tenhma sido superficiais e voce nao tenha curtido tanto, então deixamos o vídeo abaixo, que explica tudo de uma forma mais prática:

 

Não tem mistério né pessoal? E é muito mais saudável colher os próprios vegetais.Viu como é fácil? Gostou? Deixe seu comentário ou sugestão!

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *