Qual a função de um regulador de tensão?
Entenda o que é um regulador de tensão, qual é a sua função, os principais tipos disponíveis e suas aplicações na área da eletrônica.
Crucial para sistemas eletrônicos e elétricos, o regulador de tensão possui a importante função de garantir a estabilidade da tensão elétrica para dispositivos e circuitos de diferentes equipamentos, como notebooks e carregadores.
Saber para que o regulador de tensão serve e as diferenças entre seus modelos são essenciais para quem mexe com projetos de eletrônica, sejam eles iniciantes ou mais veteranos na área de eletrônica, auxiliando na hora da escolha e aplicação.
O que é um Regulador de Tensão?
Um regulador de tensão se trata de um dispositivo eletrônico utilizado para estabilizar e manter a constância de energia elétrica mesmo que haja oscilações na entrada, ajustando de maneira automática na saída, garantindo com que os componentes recebam a voltagem ideal de eletricidade.
O dispositivo em sua maioria das vezes é feito por semicondutores, como circuitos integrados e o diodo, com o intuito de gerir a tensão de saída de um circuito elétrico. Além disso, existem diferentes modelos do dispositivo, cada um deles para especificações diferentes de aplicação.
Como funciona um Regulador de Tensão?
Um regulador controla a diferença de potência da entrada e da saída de um circuito. Na maioria dos casos eles possuem o auxílio de um transistor (semicondutor), combinado com capacitores e resistores.
De maneira resumida, o regulador é utilizado para manter uma tensão constante de eletricidade na saída do dispositivo, caso haja uma variação na entrada ele irá ajustar automaticamente.
Para que serve um Regulador de Tensão? Aplicações
Esse tipo de material possui a função de manter a estabilidade na saída da corrente elétrica, mesmo se houver algum tipo de variação de tensão na entrada para manter o circuito estável.
O dispositivo pode ser aplicado em diferentes componentes eletrônicos, sejam eles sistemas complexos como sistemas de energia e processadores, ou mais simples que fazem parte do nosso uso diário, como carregadores de celular, fontes de alimentação e eletrônicos de automóveis.
Tipos de Reguladores de Tensão
Diferentes tipos de reguladores de tensão podem ser encontrados para compra no mercado, cada um deles com suas aplicações e características específicas. Entre eles estão:
- Linear: Esse tipo de regulador ajusta continuamente a resistência interna do dispositivo, que oferece uma estabilidade eficaz em aplicações que usam baixa potência, porém eles criam mais calor;
- Chaveado (switching): Conhecidos como regulador DC-DC, esse tipo altera a razão cíclica da entrada para estabilizar a tensão de saída. Reguladores chaveados possuem maior eficiência que os lineares em questão de energia, e são mais recomendados para projetos de potência alta;
- Comutação programável: reguladores de comutação programáveis são similares ao chaveado, mas com o diferencial de permitir que programe a tensão de saída através de uma interface digital. Esse tipo é utilizado em aplicações que precisam que a saída seja ajustada de forma dinâmica;
- Comutação síncrona: Se trata da combinação dos elementos dos reguladores lineares e chaveados, que possibilita eficiência em energia e uma regulação mais precisa. Este é o tipo ideal para projetos que necessitam de maior eficiência e menos ruído.
Esses são os principais tipos de reguladores de tensão que se encontram disponíveis para compra. E como pode-se ver, cada um deles possui características que os tornam apropriados para diferentes tipos de projetos.
Como escolher o Regulador de Tensão ideal?
Durante a escolha do regulador de tensão ideal para o seu projeto, é necessário analisar alguns fatores que serão essenciais na hora de decidir qual tipo de dispositivo você deve escolher. Entre as especificações estão:
- Eficiência;
- Tensão de entrada e saída;
- Ruído;
- Requisitos do projeto;
- Calor;
- Corrente elétrica de saída.
Estas são algumas das coisas que se deve levar em consideração na hora de realizar a escolha de um regulador. Por exemplo, se o projeto que você pretende fazer, utilizar uma potência baixa de voltagem e não requer muita eficiência, o regulador linear é a melhor opção para você.
Projetos práticos com Reguladores de Tensão
Os reguladores de tensão podem ser aplicados em diferentes projetos de eletrônica que utilizam o Arduino, sejam eles para iniciantes ou de níveis mais elevados. Entre algumas das coisas que podem ser feitas com ele são:
- Carregadores de bateria;
- Conversores de tensão;
- Fontes de alimentação;
- Reguladores para painéis solares;
- Fontes de alimentação USB;
- Redutores para LED.
Esses são apenas algumas das formas que ele pode ser aplicado em diferentes funcionalidades, tanto por iniciantes que estão aprendendo como o regulador funciona, quanto para pessoas que já possuem experiência em trabalhar com este componente eletrônico no Arduino.
De maneira geral, os reguladores de tensão estão presentes em diferentes componentes eletrônicos que utilizamos diariamente, além de ser um dispositivo multiuso para inúmeros projetos da área de eletrônica. Inclusive, este tipo de dispositivo pode ser encontrado na Eletrogate, com preço acessível e entrega para todo o país.