HPV: o que é? Como evitar? Tem cura?

Não existe só um, mas cem tipos diferentes de HPV, inclusive alguns deles podendo causar câncer. Saiba tudo sobre esses vírus, como evitar e se tem cura

Falar sobre doença é um assunto muito incômodo, mas extremamente necessário, pois a melhor forma de evitar o contágio de qualquer doença é a prevenção, principalmente se tratando de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST’s. No nosso dia a dia estamos sujeitos a várias coisas que não podemos evitar, como por exemplo, os vírus transmitidos pelo ar. Mas existem outros vírus, que geralmente podem ser mais perigosos que são transmitidos através do ato sexual. E hoje vamos falar especialmente de um, o HPV. Você conhece? Vamos explicar tudo sobre ele, como evitar e se tem cura.

hpv

O que é HPV?

HPV são as iniciais em inglês do vírus human papiloma vírus que traduzindo fica papilomavírus humano. Esse vírus é transmitido principalmente pelo sexo (oral, anal, vaginal), ou seja, o contato com a mucosa da pessoa infectada pode transmitir o vírus, mesmo se não houver penetração. O vírus na pessoa infectada pode causar verrugas na pele, principalmente nas regiões da boca, cordas vocais, ânus, vagina e pênis.

 

Sintomas do HPV

Os sintomas na maioria dos casos de HPV são discretos e até imperceptíveis, onde nessas situações seu corpo elimina a doença naturalmente. Já em casos onde o vírus se manifesta de forma mais violenta, no corpo da pessoa começa a surgir verrugas de tamanhos variados, principalmente nas regiões genitais (na vagina, no caso da mulher) e na (cabeça do pênis, no caso dos homens) e na região do ânus, em ambos os casos. Em caso onde as verrugas são mais frequentes, as chances dessas celulares virarem um tumor maligno (câncer) são maiores.

 

Como evitar?

Já que o HPV é transmitido pelo ato sexual, o melhor jeito é não fazer sexo? Errado, você pode fazer sexo normalmente, mas em todas suas relações a melhor prevenção será o uso da camisinha. Lembrando que o sexo oral também pode transmitir o HPV. Higiene das partes genitais também é essencial para evitar o contágio de qualquer tipo de DST, inclusive o HPV.

Tratamento

Ao primeiro sinal de contágio do vírus, deve-se procurar o médico imediatamente para que ele recomende o melhor tratamento. Geralmente, a cura é feita através de medicamentos ou pequenas cirurgias, dependendo do quadro clínico. Existe também nos hospitais a vacina contra o HPV, principalmente para HPV causador de câncer. Se informe no posto de saúde mais próximo de você.

 

Bom, o HPV não é um bicho de sete cabeças e tem cura sim, mas é melhor prevenir do que passar por todo esse transtorno e incômodo. A camisinha é distribuída gratuitamente em postos de saúde, não há desculpas para você evitar o uso. Até porque, sua saúde deve vir em primeiro lugar.

 

Gostou da matéria? Você ainda tem dúvidas sobre o HPV? Deixe nos comentários sua pergunta ou sugestão. Continue com a gente e até a próxima.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *