Como fazer Análise SWOT
A Análise SWOT ou FOFA, em português, é uma ferramenta utilizada por empresas para se fazer um estudo do cenário ou ambiente corporativo externo e interno. SWOT significa Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, e a tradução FOFA, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esse método é usado pelas empresas para se basear na gestão e no planejamento estratégico das corporações.
Segundo Frederico Lima da EQG consultoria empresarial no Rio de Janeiro que a convite do Como Fazer vai nos mostrar como fazer e usar essa ferramenta em sua empresa, a análise SWOT, que pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa, desde um simples blog à gestão de uma multinacional.
Análise SWOT na prática
A análise SWOT pode ser dividida em duas partes, uma para analisar o ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e fracos; outra para analisar o ambiente externo, e identificar as ameaças e oportunidades.
Frederico explica que o que compõe o ambiente interno da empresa é o conjunto dos recursos físicos, humanos, financeiros e outros possíveis de exercer controle sobre a corporação.
A importância para a corporação, segundo o consultor da EQG, é que ao fazer uma análise SWOT será possível verificar o ambiente para identificar os pontos fortes, que correspondem aos recursos e capacidades que serão transformados em vantagens competitivas para a corporação em relação aos seus concorrentes. É útil também para identificar os pontos fracos, ou as deficiências da empresa se comparadas aos mesmos pontos dos competidores do mercado atual ou futuro.
Vantagens e objetivos da Análise de SWOT
- Ter uma visão das análises internas e externas
- Descobrir elementos chaves à gestão da empresa
- Preparar estratégias – de risco e problemas a resolver
- Fazer um diagnóstico da empresa través da análise de SWOT
Como fazer a Análise de SWOT chegar aos objetivos na empresa
A análise leva em consideração os dois ambientes: interno e externo. O ambiente externo ou análise das Forças e Fraquezas realiza a integração dos processos padronizados e dos processos de eliminação de redundância, com o foco totalmente voltado à atividade principal da empresa.
Já no ambiente externo, sinalizado pelo binômio oportunidades e ameaças verifica-se a confiabilidade e a consistência dos dados das informações imediatas no apoio às decisões estratégicas para minimizar erros.
O resultado da análise de SWOT
A combinação dos ambientes internos e externos, junto com suas variáveis: Força e Fraqueza; Oportunidade e Ameaça é o que vai ajudar na análise e na tomada de decisão e também na definição das estratégias de negócio da corporação. Cada ponto deve ser levado em conta e aproveitado da melhor forma possível. Como segue abaixo:
Forças e Oportunidades – é aqui que se deve tirar o máximo proveito dos pontos fortes e aproveitar todas as oportunidades encontradas na análise realizada.
Forças e Ameaças – Nas forças e ameaças é a hora de tirar ao máximo proveito dos pontos fortes, para assim, diminuir os efeitos das ameaças identificadas.
Fraquezas e Oportunidades – Nesse ponto se desenvolvem estratégias para minimizar os efeitos práticos dos pontos fracos, bem como se aproveitam as oportunidades encontradas.
Fraquezas e Ameaças – Aqui o que conta são as estratégias que ao serem adotadas para diminuir ou ultrapassar os pontos fracos, com o objetivo de se proteger das ameaças.
Assim fica claro a importância da matriz SWOT para qualquer empresa que queira se tornar competitiva no mercado de trabalho. Uma análise SWOT produz uma visualização transparente, interna e externa da empresa.
Por isso, toda empresa que deseja diminuir suas dificuldades, precisa fazer uma análise desse tipo. Seja por conta própria ou contratando uma consultoria com métodos estratégicos bem definidos.