CABO LIGHTNING: DICAS PARA FAZÊ-LO DURAR MAIS TEMPO

Se você é dono de um dispositivo Apple que utiliza o cabo lightning para carregamento e transferência de dados, sabe que se trata de um cabo inovador. Mesmo que hoje tenha um concorrente de peso entre os dispositivos Android, o USB-C (também chamado de USB Tipo C), o cabo lightning sempre se destacou pela sua praticidade e resistência.

 

Ainda assim, a maioria das pessoas, independente do cabo utilizado, já passou algum tipo de perrengue com eles. Não é raro acontecer algum tipo de acidente envolvendo cabos, afinal, são tantos, assim como carregadores, aparelhos, entre outros gadgets do nosso cotidiano. Os problemas mais comuns costumam ser mau-contato, cabos descascando, ou mesmo algum tipo de trincado na fiação interna que o faz parar de funcionar de vez. Em casos mais extremos, o cabo chega a se partir! 

 

Se você é adepto ou fã da Apple, sabe muito bem como é um cabo lightning. Mas para os usuários de Android, vale aqui uma explicação adicional. É muito fácil identificar um cabo lightning: ele é fino e estreito, com um conector de oito pinos simétricos que pode ser conectado em ambos os lados sem problema algum. 

 

Já falamos que o cabo lightning é inovador. Além disso, há o fato de que ele foi desenvolvido para ser resistente e durável. No entanto, mesmo com tanta qualidade, para que um cabo lightning dure bastante tempo é necessário zelar por ele, se atentando sempre à forma com que o utiliza no dia a dia.

 

Nem sempre isso é simples. Entre tantos afazeres, muitas vezes manuseamos nosso cabo de maneira desatenta, quase que no “piloto automático”. Para evitar que seu cabo lightning quebre e deixe de funcionar com pouco tempo de uso, é importante tomar sempre cuidado. Além disso, algumas dicas e macetes podem ajudar a preservá-lo. Conheça a seguir algumas dessas dicas.

 

FAZENDO O SEU CABO LIGHTNING DURAR MAIS TEMPO

cabo lightning

Tenha cuidado ao enrolar o fio

Cabos sempre serão itens delicados e frágeis. Eles são leves, pequenos e cheios de dispositivos minúsculos que não resistem a quedas, impactos e tensionamentos, especialmente na hora de serem enrolados para serem guardados. Para evitar esses problemas, enrole seu fio sempre com cuidado, sem pressa ou excesso de força. O Cabo Apple não pode ser enrolado em volta do adaptador. Para tanto, utilize o diâmetro de sua mão para enrolá-lo.

 

Enrolado? Agora prenda o fio!

Seja em gavetas, mochilas ou mesmo nos bolsos de nossas roupas, um cabo solto representa um risco. Isso porque qualquer movimento pode desfazer a arrumação e deixá-lo vulnerável a acidentes, como enroscar em outros objetos. Uma dica especial é você utilizar aqueles prendedores, tipo os de saco de pão-de-forma, para manter seus cabos sempre firmes.

 

Não exagere ao esticar o cabo

Um cabo tensionado, especialmente quando a gente deseja alcançar aquela tomada um pouco mais distante, pode ter sua vida abreviada rapidamente. Isso porque o cabo lightning é sensível ao estresse causado pelo tensionamento. 

 

Truque de mestre: reforce as pontas do cabo com molas de caneta

Isso mesmo. Envolver as pontas do cabo com aquelas molas de caneta “click” garante que o cabo não entorte durante o uso.

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *