Como fazer um planejamento financeiro empresarial
Um dos primeiros passos para concretizar suas ideias de negócio, é fazendo um planejamento financeiro empresarial. Até porque, não dá para sobreviver sem dinheiro em caixa, e para alcançar seus objetivos você precisa ter fôlego.
Uma das estratégias essenciais é saber como fazer um planejamento financeiro empresarial para todos os negócios. Até porque, a cada quatro empresas, uma fecha antes mesmo de completar dois anos no mercado.
Isso acontece porque o gerenciamento das finanças é um processo desafiador e que requer muita atenção e dedicação.
Veja também – como conseguir canetas personalizadas incriveis
Como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente: analisando o cenário
Para fazer um planejamento financeiro empresarial eficaz é preciso conhecer o cenário atual da companhia. Nesse sentido, é necessário realizar um levantamento dos saldos das contas, despesas e previsões de entradas. Com essas informações em mãos, é possível analisar a situação real de seu empreendimento.
Assim você pode identificar possíveis problemas que seja preciso intervir.
Exemplo: os valores acumulados nas contas de investimentos podem não render de acordo com o que é esperado. Por essa razão, antes de pensar em fazer novos investimentos, é preciso considerar no planejamento esse fator.
É importante entender a situação atualizada, se a sua empresa estiver com alguma dívida, é ainda mais importante. Para tentar solucionar esse caso, é necessário fazer um levantamento de credores e dos valores devidos a cada um deles. Isso irá ajudar a criar estratégias mais eficientes para pagar todas as dívidas e começar a aproveitar os lucros de outra forma.
É fundamental saber como criar um plano financeiro de sua empresa, isso vai evitar o endividamento. Isso porque, através dele, a pessoa consegue analisar pontos essenciais, como variações no fluxo de caixa. Ao analisar, e verificar que as vendas estão caindo, é possível evitar os gastos, a solicitação de empréstimos que geram mais dívidas.
Veja a seguir como fazer um planejamento financeiro empresarial de sucesso:
Realize uma previsão de orçamento
Um fator imprescindível para o sucesso de um planejamento estratégico financeiro é a realização de uma previsão de orçamento. O que vai subsidiar as principais informações com relação à previsibilidade financeira da empresa é ela. Por outro lado, sem ela,suas decisões serão um tiro no escuro.
Por isso, é importante saber qual é a previsão de faturamento para os meses seguintes. Isso pode ser realizado com base em dados do histórico dos outros anos anteriores e das estimativas de mercado.
Também é necessário levar em consideração as metas de vendas da equipe comercial. O mais importante é garantir que seja feita a previsão de forma realista e factível. Dessa forma, os riscos de errar em seu planejamento estratégico financeiro é bem menor.
Compreenda seus custos
Outro passo importante na hora de fazer um planejamento financeiro empresarial de sucesso e eficaz é tendo uma ampla visão sobre os seus custos. Essa é uma dica importante e muito valiosa, isso porque alguns gestores acabam se atrapalhando nos detalhes.
Sabe os gastos mínimos que muitas vezes passam despercebidos? Pois eles não são inofensivos. Muito pelo contrário, caso você não faça a notação deles e o administre, eles vão acabar prejudicando e muito seu orçamento financeiro.
Por isso, é importante anotar todos os gastos, dos menores até os maiores. Dessa forma é possível manter o controle de todos os gastos. Uma forma simples de começar é iniciado pelos gastos direto e indiretos, depois, faça a soma dos valores que mantém sua empresa aberta e, para finalizar, inclua os gastos variáveis e fixos.
É importante considerar os custos fixos, os itens como aluguel, salário e gastos com água, energia, telefone e internet.
Verifique também os custos de operação de sua máquina de cartão de crédito e débito. Já para os custos variáveis é importante levar em consideração a matéria-prima e, até a mão de obra temporária.
Entenda e faça o registro das movimentação financeira
O setor financeiro de uma PME pode ser caótico no seu dia a dia. Geralmente, é muito serviço e poucas pessoas. Por isso, é difícil dar conta de tudo, logo é necessário garantir uma organização mais severa e assim, evitar erros.
Análise da movimentação diária
Uma forma de entender sua movimentação financeira, é iniciar analisando as entradas e saídas sob vários pontos de vista.Um deles é a movimentação diária. O volume de transações e a quantidade de boletos são dados que podem ser usados para fazer um planejamento mais efetivo sobre o fluxo de caixa.
Análise da movimentação mensal
Os dados mensais cobrem os principais custos fixos. É a partir deles que fica mais fácil ter uma previsibilidade maior da distribuição mensal dos valores. Outro fator que se torna mais simples é o resgate de investimentos.
Erros que devem ser evitados na hora de fazer um planejamento empresarial
Quando o planejamento financeiro da sua empresa é mal feito, pode arruinar suas finanças e levá-la à falência.
Por isso, deve ser elaborado um planejamento financeiro com base em dados confiáveis, considerando cenários diferentes: realista, pessimista e otimista.
Veja a seguir os principais erros na elaboração de um planejamento financeiro empresarial.
Fazer o planejamento sem controle
É impossível fazer um planejamento financeiro se o gestor não tiver total controle sobre as contas da empresa.
Pode ser usado diferentes ferramentas de gestão para manter o controle financeiro da sua empresa, como controle de dívidas e de recebimentos, controle de caixa, entre outros.
Através de instrumentos de controle, o empresário conta com condições para saber a realidade do negócio para, só então, fazer um bom planejamento.
Não integrar os setores
Em uma empresa, os setores financeiros precisam funcionar em harmonia, como se fosse uma engrenagem.
É necessário que as finanças conversem com o RH, com as operações, com o setor de vendas e assim por diante.
Caso o RH não faça as contratações corretas ou falhe no treinamento, o setor financeiro irá sentir. Caso o comercial não bata a meta, o Caixa sentirá o impacto.
Caso o estoque não seja devidamente dimensionado ou haja qualquer outro tipo de problema de ordem operacional, o caixa também irá sentir o reflexo. Por isso, ao realizar um planejamento financeiro empresarial, o gestor precisa interagir com todos os setores da empresa.