BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Campeonatos de Futebol no Brasil

O futebol é jogado no Brasil desde o final do século XIX, enquanto as primeiras competições começaram a serem disputadas já no começo do século XIX. Desde então, o futebol nacional se profissionalizou, houve uma ampliação no número de torneios, até que o país chgeasse ao atual sistema de competições.

Diferentemente de outros países, os clubes brasileiros jogam competições nacionais e locais em uma mesma temporada. Isso não acontece na Europa, onde disputas regionalizadas são consideradas como torneios de divisões inferiores sem a participação das equipes de topo. O motivo é que o Brasil é um país de grandes extensões territoriais, o que impedia uma disputa de nível nacional em seus primórdios.

Atualmente, o Brasil possui competições estaduais, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, além de disputas por região, como a Copa do Nordeste. Conheça o sistema brasileiro de competições:

Campeonatos Estaduais – É o formato mais antigo do país, jogado desde 1902, com a criação do Campeonato Paulista. Com a ampliação dos formatos nacionais de disputa, os torneios estaduais perderam espaço no calendário, sendo disputados apenas nos primeiros meses do ano. Ao mesmo tempo em que define os melhores de cada estado da federação, esses torneios servem como qualificatórios para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, a Série D. Se classificam para o último nível o futebol nacional o melhor time qualificado nos estaduais que não estiverem presentes nas outras três divisões do Brasileirão.

futebol no brasil

Assim como o Campeonato Brasileiro, os campeonatos estaduais também têm suas divisões próprias. Os campeonatos do Rio de Janeiro e de São Paulo possuem quatro níveis cada. Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas e Paraná têm três.

Campeonato Brasileiro – É o campeonato que define o melhor clube do Brasil na temporada. Disputado na maior parte do ano, a competição adota o formato de pontos corridos desde 2002. Assim, os 20 times que integram a primeira divisão (Série A) jogam em 38 rodadas, e o campeão é conhecido pelo total de pontos. É no Brasileirão que são definidas a maior parte dos classificados para a Taça Libertadores da América, principal competição do futebol sul-americano.

 

O Campeonato Brasileiro conta com um sistema de quatro divisões, com acesso e descenso anual em cada uma delas. A segunda divisão chegou a ser disputada em 1971, mas o Brasileirão foi realizado na maior parte da década sem a existêndia de divisões de acesso, abrindo espaço para os mais diversos times do país.

Foi somente em 1988 que amadureceu o sistema de acesso e descenso. A terceira divisão (Série C) passou a ser jogada regularmente desde 1994. A partir de 2009, passou a existir um quarto nível no futebol nacional (Série D).

Copa do Brasil – Existente desde 1989, a competição concede uma vaga para a Taça Libertadores da América. É uma disputa bastante democrática, sendo jogada pelos melhores clubes de todos os estados do Brasil. O restante da vagas são preenchidas pelos clubes bem posicionados no ranking da CBF. Atualmente, a Copa do Brasil é jogada por 91 times.

campeonato brasileiro

A competição é disputa no sistema eliminatório, até que sobrem dois para a definição do campeão. Desde 2013 os clubes que estão na Taça Libertadores da América entram no torneio a a partir das oitavas de final.

 

Campeonatos regionais –  São competições interestaduais que são jogadas com o objetivo de promover o futebol nos mais diversos cantos do Brasil. Atualmente, estão presentes no calandário apenas duas competições regionais: a Copa Verde e a Copa do Nordeste. Também já existiram o Torneio Rio-São Paulo, a Copa Sul-Minas, a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste, mas todas já se encontram extintas.

 

A Copa do Nordeste existe desde 1976, mas esteve paralisada entre 2004 e 2009. Voltou a ser jogada em 2010, e é disputada de maneira ininterrupta desde 2013. Já a Copa Verde está ativa desde 2014, sendo jogada entre as equipes do Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de um representante do Espírito Santo.

Primeira Liga – Inicialmente, era uma tentativa de retorno da Copa Sul-Minas, mas recebeu o acréscimo dos times do Rio de Janeiro. Desta maneira, passou a ser considerada como uma liga de clubes independente da CBF. A primeira edição foi disputada em 2016, com o Fluminense sendo o campeão. Já a edição de 2017 recebeu o acréscimo de um clube do Nordeste: o Ceará. A competição não faz parte do calendário da CBF, sendo considerada como um torneio amistoso aos olhos da entidade máxima do futebol no país.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *