BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Carro roubado? Veja aqui o que você deve fazer se acontecer com você!

Teve o carro roubado? Explicamos tudo o que você deve fzer de forma fácil e prática, confira conosco!

O maior problema de quem mora nas grandes cidades ainda é a violência urbana sem dúvidas. Por isso na hora de comprar um carro quem tem condições coloca um seguro, assim caso seja roubado os males são menores. Mais independente se você possui ou não seguro alguns primeiros passos devem ser feitos depois do ocorrido. Claro que na hora ficamos nervosos(as) , mas é preciso respirar, seguir em frente e ver o que pode ser feito para tentar recuperar o carro. Muitas vezes os meliantes so pegam o carro para um assalto e já abandonam mais a frente.

E antes de tudo, é importante saber a diferença de furto e roubo para facilitar na hora de fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência) na polícia. O Roubo é aquele em que o condutor do veículo sofre alguma ameaça, por exemplo, quando é abordado no farol, quando está saindo de algum lugar ou entrando no veículo. O assaltante chega fazendo ameaças e toma o veículo. Geralmente neste tipo de crime o assaltante utiliza o veículo para fazer outros assaltos.

Já o furto é aquele que acontece sem o uso da força. Ou seja, é o caso onde o proprietário estaciona o carro na rua ou garagem e quando volta ele não está mais lá. O assaltante pode utilizar arrombamento, quebra do vidro e outros métodos para subtrair o veículo. Geralmente destino do carro roubado ou furtado, neste caso é ir para um desmanche, onde as peças serão vendidas.

 

Carro roubado – e agora?

Quando sofremos um assalto, independente de furto ou roubo o trauma o susto em um primeiro momento é grande. Por isso é importante tentar se acalmar para poder seguir os próximos passos com calma e agilidade. Caso seja o caso peça ajuda de alguém para fazer companhia. Nas situações de roubo o importante é não reagir, tente manter o equilíbrio e deixe que o ladrão facão que quer, isso evita uma possível reação dele podendo levar agraves consequências.

O primeiro passo depois do assalto é informar a polícia. De preferência vá até uma delegacia, e observa os objetos pessoais que estão com você e o que ficou no carro. Isso facilita na hora de fazer o B.O.. No caso de furto é possível fazer o boletim de ocorrência na internet (em São Paulo o endereço é http://www.ssp.sp.gov.br/bo/), porém é mais recomendado ir até a delegacia pessoalmente. Informe tudo que se lembrar para a polícia, é importante que isso seja feito no mesmo momento.

Feito isso entram todos os dados no sistema da Polícia e caso aconteça algum furto com seu veículo fica mais fácil de rastrear e te livrar da culpa. É possível também fazer um registro na Polícia Federal Rodoviária caso o crime tenha sido próximo de alguma estrada, http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/alerta.faces, Isso torna mais amplo a busca do veículo, mais é importante que antes tenha sido feito o boletim de ocorrência.

Depois de registrar na polícia, vá até um posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em algumas cidades no Ciretran, e registre o roubo do carro ou da moto ali também, dando baixa na placa do veículo. Isso suspende a cobrança temporária de serviços como IPVA, licenciamento e infrações, que se forem cometidas pelos criminosos não serão atribuídas ao proprietário.

E se meu carro roubado tiver seguro?

Quem possui seguro auto depois de fazer o B.O. deve ligar na seguradora e informar o sinistro (nome do incidente que aconteceu com o veículo). Passe todas as informações como local, horários, nome das pessoas envolvidas, carteira de motorista de quem dirigia, número da ocorrência, como aconteceu o assalto, tudo detalhado. Feito isso dependendo da a apólice a seguradora tem até 30 dias para indenizar o segurado.

 Conclusão

Pois é caros leitores, espero que tenham aproveitado as informações  e que elas sejam úteis. Se o seguro lhe pagar direitinho, já falamos aqui sobre 2 carros bem interessantes, o novo corola e o novo fox. Sugiro a leitura.

Se tiverem mais sugestões de artigos, deixem ali embaixo nos comentários!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *