Como fazer uma resenha – aprenda aqui de forma super fácil!



Não trave mais na hora de fazer uma resenha, seja em concurso, emprego ou faculdade! Aprenda agora mesmo, de forma super simples como fazer uma resenha.

Acredito que todos já tenham passado pela situação: Na escola ou faculdade, e até mesmo concorrendo a uma vaga de emprego, te pendem para escrever uma resenha e na hora você nem sabe como começar e muito menos o que é uma resenha. Pois bem, esse gênero textual é muito cobrado em concursos, vestibulares e no próprio meio acadêmico, e é extremamente importante que você domine ele e saiba todas as técnicas para escrever. Então vamos aprender a escrever uma resenha?

como fazer uma resenha

como fazer uma resenha – aprenda aqui!


O que é resenha?

A resenha é um texto crítico e argumentativo que é utilizado para avaliar e opinar sobre alguma obra, como: filmes, livros, um álbum de música ou peça teatral, de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto.

 A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.

Passo a passo para fazer uma resenha:


Antes de qualquer coisa é fundamental que você conheça bem o objeto analisado. Por exemplo, se for fazer uma resenha sobre um livro é essencial que conheça um pouco sobre a vida do autor e em que condições ele escreveu aquele livro, época, lugar e é claro, ter lido o livro. Listarei agora alguns aspectos importantes para uma boa resenha.

  1. Apresentar as principais ideias da obra (Qual é a abordagem ou tema do livro?);

  2. Colocar os pontos fortes e pontos fracos e se há algo que dificulta o entendimento;

  3. Usar os verbos no presente do indicativo. Exemplo “O autor apresenta tais fatos” e não usar “O autor apresentou tais fatos”;

  4. Apesar de ser um texto opinativo e com seu ponto de vista, nunca usar expressões como: “Em minha opinião” ou “Ao meu modo de ver”. Escreva sempre na terceira pessoa (ele).

  5. Ao final sempre recomendar ou não a obra analisada. Caso for recomendar sempre focar nos pontos fortes e persuadir (convencer) o leitor a ler ou assistir o produto analisado por você.


Lembre-se sempre que somente você leu o texto-base para sua resenha, ou seja, quando for escrever, as ideias precisam ir todas para o papel, para que através do seu texto o leitor conheça bem a obra analisada sem ao menos ter lido ou assistido, dependendo do caso.


Estrutura de uma resenha:


Agora que você já sabe os principais aspectos de uma resenha, vamos aprender como montar uma através destas dicas:

  • Nome do autor (ou dos autores);

  • Título completo e exato da obra (ou do artigo);

  • Nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra;

  • Lugar e data de publicação;

  • Número de volumes e páginas (em caso de filme colocar a duração em minutos).

  • O resumo ou síntese do conteúdo (sua avaliação)


Agora se sente mais preparado(a)?  Espero que agora tenha ficado mais claro como fazer uma resenha de forma efetiva e direta. As dicas passadas aqui somente auxiliam na sua produção, o importante é sempre praticar e ir se aperfeiçoando, ok? Não deixe de treinar em casa, como dizem, a prática leva a perfeição!

Espero que tenham gostado e aproveite para nos contar sobre o que você mais gosta de resenhar. Até mais!

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

About Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe seu comentário:

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com * *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>