BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Fim do sinal analógico de TV no Brasil: veja como se preparar para a mudança

O fim do sinal analógico de TV no Brasil começou. Você está preparado para se adaptar à mudança e receber sinal digital na sua televisão? Confira mais informações sobre o processo e veja como se preparar para a transição.

O Ministério das Comunicações determinou o cronograma de desligamento do sinal analógico de TV no Brasil. A TV analógica deixará de existir em várias cidades brasileiras ao longo de 2016, 2017 e 2018. A transição completa, por sua vez, ocorrerá até 2023.

Por que ocorrerá o fim do sinal analógico de TV no Brasil?

fim-da-tv-digital-no-brasil-1

O sinal analógico será substituído pelo sinal digital gradualmente, conforme a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão de desligar a TV analógica foi tomada para liberar a frequência para as redes 4G. A mudança também garantirá uma transmissão com maior qualidade de som e imagem nos domicílios brasileiros.

Como se preparar para receber sinal digital em casa?

Em algumas cidades do Brasil, como é o caso de São Paulo, o sinal de TV analógico foi desligado. Quem não adaptou a televisão à nova tecnologia está sem acesso aos canais abertos de televisão.

Para não ficar sem TV, os brasileiros devem primeiramente adquirir uma antena externa UHF. Caso o televisor seja muito antigo, também existe a necessidade de instalar um conversor digital para receber o sinal digital e continuar assistindo televisão normalmente.

Nem todo mundo tem condições de comprar equipamentos para captar e transmitir sinal digital. O investimento varia, em média, de R$150 a R$250,00. Pensando na população mais carente, o Governo Federal resolveu criar um kit gratuito de TV digital.

Como ter acesso ao kit grátis de TV digital?

fim-da-tv-digital-no-brasil-2

O kit gratuito de TV digital é composto por uma antena UHF, um conversor digital e um controle remoto. Com ele, as famílias mais pobres podem lidar tranquilamente com o fim do sinal analógico de TV no Brasil e continuar assistindo televisão normalmente.

Os equipamentos gratuitos serão distribuídos às famílias brasileiras inscritas no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Isso significa que beneficiários do Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida e tantos outros programas terão acesso aos kits.

A distribuição dos kits com antena e conversor é uma iniciativa da entidade Seja Digital, que foi criada a partir de uma determinação da Anatel. Os cidadãos interessados no benefício devem acessar o site oficial e informar o número do NIS. A lista de brasileiros que podem retirar os kits gratuitos foi elaborada pelo MDS.

E ? Restou alguma dúvida com relação ao fim do sinal analógico de TV no Brasil? Deixe um comentário com a sua pergunta.

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *