Salve jorge é coisa de macumba?Veja aqui o que significa o nome da novela da globo!

Afinal,a novela salve jorge é coisa de macumba? Explicamos aqui!

Nos últimos dias, várias pessoas postaram no facebook uma foto que dizia que evangélicos não deveriam assistir salve jorge, pois essa novela da globo estaria fazendo apologia a macumba e quem é evangélico não deveria assistir.Um dos posts do manifesto, que circula no Facebook, diz que a novela vai adorar um “ogum” e que os evangélicos não devem dar audiência ao folhetim. Outra mensagem sugere: “Na hora da novela, leiam a Bíblia”.Afinal, isso é verdade?Bom, é o que vamos explicar aqui!

salve jorge

Novela salve jorge

Como toda novela, a história é o mesmo bla bla bla de sempre e gira em torno de um triângulo amoroso, conflitos do cotidiano, armações, tráfico de pessoas e aventuras são os ingredientes principais de Salve Jorge, novela de Glória Perez, que substitui Avenida Brasil, a partir do dia 22. A trama principal da novela, que estreia na proxima segunda-feira, gira em torno de Morena (Nanda Costa). Moradora do Complexo do Alemão, comunidade carente do Rio de Janeiro, a bela jovem engravidou com apenas 14 anos, teve que assumir o filho sozinha e cria o pequeno Junior (Luis Felipe Lima) com muito sacrifício. Ela conhece Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria do Exército que participa da pacificação do Complexo do Alemão.

O que significa salve jorge? É macumba?

Bom, originalmente a expressão “Salve Jorge” é uma saudação/adoração á Ogum (entidade do candomblé).Mas Sao Jorge é um santo da igreja catolica. Acontece q quando os escravos vieram pra ca e foram catequizados por padres eles nao podiam mais louvar seus deuses, então eles associaram santos catolicos aos seus deuses para assim poder adorar em segredo. isso é o sincretismo religioso.Mas muita calma, na novela da globo, o nome vem da maneira de saudação ao São Jorge, para que continue e sempre defenda o protagonista da novela, que combate o crime nas favelas do Rio e passa por muitas situações de perigo.

É o mesmo que pedir para São Jorge ”cuidar” do personagem.Entendeu agora?A Globo diz que a novela não fala de São Jorge, e sim do mito do guerreiro. E que a única referência ao santo é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria da trama.

Conclusão

Pois é pessoal, espero que tenham gostado da explicação e que agora possam assistir a novela Salve jorge em paz,ok?

Dúvidas ou sugestões,deixe nos comentários!

About Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

One comment

  1. nunca conheci jorge o tau,”bosta de guerreieo”" na minhanha vida só foi 1.

Deixe seu comentário:

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com * *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>