3 dicas pra comprar um carro usado sem problemas e abaixo da tabela fipe

Está pensando em comprar um carro usado? Esse é um grande passo e pode ser a realização de um sonho ou o começo de um pesadelo. Vai depender da sua experiência com compra e venda de carros usados.

Se você não tem experiência com esssa prática, esse artigo vai lhe ajudar a entender como funciona esse mercado e o que vcocê precisa fazer pra comprar um carro usado mais barato que na tabela Fipe.

O que é a Tabela Fipe?

O novo Fox está mais moderno. (Foto: Divulgação)
O novo Fox está mais moderno. (Foto: Divulgação)

Não sabe o que é a tabela Fipe? Em resum, a Tabela Fipe indica os valores médios de certos produtos, como por exemplo carros, caminhões e motos no mercado nacional. Essa tabela é usada como referência para negociações envolvendo veículos usados.

Existe uma versão para consultas online, a chamada Tabela Fipe Online.

Agora que você já conhece a Tabela Fipe, posso te passar as 3 dicas.

1- Verifique a quilometragem do veículo

A quilometragem indica a idade do automóvel. E vai além de datas, pois pode mostrar como o veículo foi utilizado. Um carro roda, em média, de 15 a 25.000km por ano. Mas claro que isso depende de muitos fatores.

O ideal é comprar um carro usado com baixa quilometragem, mas claro que não é somente isso. Comprar um carro com 10 anos de uso e apenas 40.000km rodados pode não ser exatamente um bom negócio, assim como comprar um carro com 3 anos de uso e 80.000km.

Essa é uma boa maneira de conseguir desconto no preço da Tabela Fipe na hora de comprar seu carro usado.

2- Conheça os carros que ninguém quer comprar

Alguns carros são mais difíceis de vender que outros. E isso não se aplica somente ao modelo. Cor e opcionais também influenciam muito. Esses carros só devem ser comprados se conseguir um bom desconto pela Tabela Fipe.

Vamos a alguns pontos.

  • Os brasileiros gostam de carros prata e preto. Esses carros são fáceis de vender
  • Carros com cores extravagantes são mais difíceis de agradar a maioria
  • Veículos branco ou amarelo levantam suspeitas de terem sido táxis no passado
  • Alguns carros importados não tem rede autorizada adequada
  • Carros que já foram negociados em leilões ou locadoras
  • Carros que já saíram da linha de montagem
  • Carros com defeitos e riscos na pintura
  • Carros rebaixados ou turbinados

3- Verifique a manutenção do automóvel

Se o carro possuir ainda o manual de manutençãoo e garantia verifique se todas as revisões foram feitas nas datas certas e na rede autorizada. Isso pode te ajudar a verificar o estado de conservação do veículo.

Se algo estiver errado, é o momento de pedir um desconto para o valor que está sendo apresentado na Tabela Fipe Online de Carros. É também o momento de analisar se realmente vale a pena pedir o desconto no preço ou simplesmente sair fora do negócio enquando ainda é possível.

Conclusão

Com essas três dicas você certamente vai conseguir comprar um veículo usado sem problemas e com um preço abaixo da Tabela Fipe. Espero ter ajudado.

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *