5 cuidados importantes para manter sua orquídea linda e saudável

Existem pessoas que gostam muito de crianças, outras de animais e aquelas que amam cuidar das plantas. 

As orquídeas são belas plantas e tem vários tipos, de todas as cores e formas. Porém como quase todas as plantas, precisa de cuidados contínuos em seu cultivo. 

Vamos te mostrar aqui 5 dicas básicas de como cuidar de suas orquídeas sem ter muito trabalho, além de poder ter até um retorno financeiro com isso. 

Orquídeas são produtos naturais

De acordo com especialistas do assunto, você pode optar por soluções naturais do que produtos químicos. Assim é possível dar mais atenção para a saúde das plantas. 

Muitos logo pensam que esse cuidado com produtos naturais é caro, porém esqueça isso. Você pode usar ingredientes simples, como sabão de coco ou panela em pó. 

orquideas cuidados

Troque regularmente os vasos 

Desde que você começar a plantar os seus vasinhos, vai precisar dar atenção em trocar eles e também muita atenção com os seus vasos, fazendo isso todas as semanas.

Fique de olho na borda da planta. Tente sempre manter uma distância boa do vaso, que permita espaço para a sua planta. 

Assim você evita com que a orquídea se sinta sufocada, evitando com que ela possa morrer, com claro fazendo a sua troca pelo menos uma vez na semana. É inevitável que você precisa trocar os vasos, para que as plantas não sofram com secas. 

Tenha cuidado na hora de substituir a planta 

Sem dúvidas que é uma das etapas mais sérias e que necessita de muito cuidado. Sempre que você fizer a substituição de uma muda é recomendado lavar as mudas com água fria, para assim retirar sujeiras na planta como a presença de areia ou fezes. 

Sempre use o lado posterior do seu vaso de orquídea. Assim você tem mais garantias de que não irá atrapalhar no processo de desenvolvimento dela. 

O momento do corte 

Saiba que esterilizar a muda pode ser feita através do fogão ou pelo maçarico, manualmente. Nunca utilize produtos químicos na esterilização, para preservar o corte da planta. 

Sempre é bom esfriar a tesoura antes de começar o corte. Após realizar o corte de alguma falha, é bom colocar um pouco de canela em pó, assim evitando criar cicatrizes na sua orquídea. 

Cuide das manchas nas folhas 

Para isso podemos ver muitas explicações de como surgem as manchas de forma natural nas orquídeas. Caso isso venha a acontecer na sua planta, pode ser tratado usando fumo de corda. 

Portanto você deverá ferver o fumo com água por aproximadamente 1 hora. Depois de esfriar, aplique sobre a planta por pelo menos 8 vezes. Além desta dica, o sabão de coco ajuda a eliminar pulgas das plantas. 

Deixe o ambiente aonde você mora mais ajeitado e belo. Além disso, você pode influenciar outras pessoas a plantarem orquídeas e ganhar dinheiro com isso. 

O que você achou destas dicas? Deixe o seu comentário aqui para gente, além de sugestões para outros artigos que tenha interesse.

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *