5 dicas para economizar em suas compras on-line
Hoje vamos explicar como você pode economizar em suas compras on-line. Para isso, convidamos o especialista em cupons de desconto Thiago Rodrigo, de A vida é feita de Desconto, um dos maiores marketplaces no ramo de cupons e descontos para e-commerces no Brasil, que vai ensinar o passo a passo de como comprar ainda mais barato na sua loja virtual preferida.
Mais de 60 milhões de brasileiros já compraram em alguma loja virtual, seja pela falta de paciência para ir em lojas físicas, seja pela facilidade de encontrar o item que deseja com alguns poucos cliques e palavras na busca. Os preços das lojas virtuais muitas vezes já são mais baixos que gastar sola de sapato, combustível, estacionamento e sorte para pesquisas nas lojas de rua ou do seu shopping de preferência. Porém sempre é possível economizar mais e o Thiago Rodrigo separou cinco dicas para você se tornar um expert no assunto.
5 dicas para economizar em suas compras on-line
1. Marketplaces de cupom de desconto
A maioria das lojas on-line fornece códigos de desconto que podem ser colocados no carrinho virtual, antes do fechamento do pedido, para reduzir o preço final do pedido. Há cupons que funcionam em todo o site e outros se aplicam a uma categoria ou marca específica, com ou sem valor mínimo de pedido. Cupons de frete grátis ou de brindes são comuns, principalmente em lojas de perfumaria e beleza. Há, também, promoções e preços reduzidos por links especiais garimpados por esses sites.
2. Histórico de preços de até um ano
Tão importante quanto escolher à loja com o menor preço agregado (valor do produto somado ao frete), é saber se realmente estamos no melhor momento de compra daquele produto. Os principais comparadores de preços fornecem um histórico de até um ano do preço do produto e o menor preço do dia pode ser o maior preço histórico e, neste caso, talvez não seja o melhor dia para fazer a compra. O histórico de um ano deve ser analisado com cuidado, pois nos últimos meses temos um cenário de inflação e revogação da Lei do Bem, que aumentou o preço de eletrônicos, smartphones e equipamentos de informática, mas observar os últimos três meses é uma estratégia útil em comparadores como o Buscapé.
3. Redes Sociais
As páginas de algumas lojas no Facebook ou Twitter oferecem preços relâmpago e cupons de desconto para os fãs da marca, que também podem ser impactados por algum anúncio com desconto extra quando já curtiram a página ou perfil da loja. Esteja atento, pois algumas condições são por tempo limitado. A forma como o Ponto Frio coloca descontos no Twitter e engaja os fãs da marca é um case de mercado. Ao mesmo tempo, grupos de promoções como o Promoções Online têm ofertas publicadas durante 24 horas, 7 dias por semana, e sempre aparecem boas oportunidades.
4. Newsletter da Loja
Assinar as newsletters das lojas que você mais compra é uma boa saída para obter mais caminhos ao menor preço. Algumas lojas tem promoções e códigos exclusivos para quem é assinante da sua lista de e-mail. Mas só assine as lojas que realmente agregam alguma coisa ao seu bolso, pois sua caixa de e-mails não deve parecer um amontoado de mensagens.
5. Promoções Temáticas
O crescimento do comércio eletrônico no Brasil trouxe diversas ações de marketing para atrair consumidores on-line, como o Dia do Frete Grátis (este ano ocorreu em 26 de abril), Dia e Semana do Consumidor (semana de 17 de março), Dia e Semana do Cliente (semana de 15 de setembro), Brasil Game Day (final de setembro), Black Friday (última sexta-feira de novembro), Cyber Monday (fim de semana após a Black Friday) e Mega Saldão (em janeiro, como queima de Natal).
Além destas datas, as maiores lojas têm promoções que, por si só, já abalam o mercado, como o Saldão Americanas, o SubDay Submarino e o Blackout Walmart.
Bônus. Os mais procurados.
Há promoções e descontos em lojas de varejo para todos os gostos, mas quem conhece o mercado sabe que os cupons de desconto Americanas são os mais procurados e as descontos e promoções do Walmart costumam revelar as melhores oportunidades.
Bônus 2. A reputação da loja.
Sempre confira no Reclame Aqui e no eBit a reputação da loja que você quer comprar, incluindo a nota média do atendimento, o índice de reclamações respondidas e solucionadas e o percentual de usuários satisfeitos. É um fato que as lojas do grupo B2W (Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato) atendem muito melhor que as lojas do grupo CNova (Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro e CDiscount), por exemplo. Às vezes a loja pode passar por um momento ruim, mas geralmente o mau e o bom atendimento é uma característica da gestão do atendimento ao consumidor de cada marca.
É importante informar que os descontos obtidos por comparadores de preços, redes sociais, newsletters ou sites de cupons geralmente não são cumulativos. É importante sempre escolher a melhor condição, muitas vezes melhor que o preço obtido ao entrar diretamente na loja sem qualquer pesquisa.
As compras online creio que estão cada vez mais crescendo no Brasil, eu sou um dos compradores natos online