5 maneiras de integrar o CRM na sua estratégia de marketing digital
O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é mais do que uma plataforma ou um software: ele é todo o processo de gerenciamento e análise de interações com os consumidores de pequenas, médias e grandes empresas.
Com o CRM no marketing digital, é possível antecipar necessidades e desejos dos clientes, otimizar a rentabilidade, aumentar o número de vendas e personalizar campanhas de captação de clientes potenciais. Quer aprender como usar o CRM e potencializar a sua estratégia de marketing? Continue lendo.
Como usar o CRM em uma estratégia de marketing digital
O CRM tem muito a oferecer para o seu planejamento de marketing. Você tem interesse em integrar o CRM na sua estratégia de marketing, mas não sabe como? Aqui, vamos apresentar cinco maneiras práticas e relevantes de como usá-lo:
1. Cultura focada no cliente
O CRM é um método focado 100% no cliente. Faz muito sentido usar o CRM em conjunto de sua estratégia de marketing, já que ela também precisa ser focada no cliente. Quando suas ações têm como foco primeiramente a necessidade da persona e depois o seu produto, a estratégia se torna mais eficaz.
É importante dizer que o CRM também é usado por diversos setores da sua empresa, então fica mais fácil acompanhar e espalhar essa cultura para todos os colaboradores.
2. Jornada de compra e ações correspondentes
A jornada de compra se refere a todas as etapas que o cliente percorre até finalizar a compra do produto, e o CRM é uma ferramenta que responde diversas questões referentes à essa jornada. Questões como cada cliente se comporta em cada etapa, os canais que procuram informação, o que faz a diferença na hora de decidirem realizar a compra etc. Com isso, seus profissionais de marketing e vendas conseguem mapear e criar ações assertivas dentro da jornada de compra do cliente.
3. Receita recorrente estendida
O CRM é uma fonte de informações dinâmica e rica de comportamentos, preferências e hábitos de compra dos clientes. Com ele, o seu time pode encontrar oportunidades de ganhar mais, algumas delas mal aproveitadas ou escondidas, e alcançar esses resultados realizando apenas algumas mudanças no processo sem muito esforço ou investimento.
4. Dados para treinamento da equipe
Sem treinamento, sua equipe nunca vai render o quanto poderia. Treinar os colaboradores faz toda a diferença no resultado que eles irão gerar, tanto para a empresa quanto para os clientes. Isso se reflete na venda, na produtividade de cada colaborador, na retenção de talentos e na satisfação dos consumidores.
É possível usar o CRM para encontrar as principais necessidades da sua equipe, a fim de buscar um treinamento adequado para cada área da sua empresa. É uma tática que vai aprimorar a maneira de como a sua empresa vai atuar no mercado daqui pra frente.
5. Pontos de automação mais importantes
Apesar da automação de marketing ser uma das práticas mais utilizadas no marketing digital atual, é preciso levá-la em consideração com calma.
Primeiro, use o CRM para encontrar pontos da jornada de compra do cliente que faz sentido automatizar, para depois o processo de automação de marketing ser iniciado. Se a técnica é adotada com precisão, ela gera resultados altamente positivos.
O papel principal do CRM no marketing digital é estreitar o relacionamento da sua marca com os consumidores. É preciso saber como aproveitar as informações coletadas por essa ferramenta de gestão de relacionamento para criar uma estratégia de marketing digital eficaz.
Escreva nos comentários as suas experiências com o uso do CRM em sua estratégia de marketing digital.