Como Fazer Um Oficio:aprenda agora mesmo!

Aprenda de forma facil Como Fazer Um Oficio , por que ele existe quais os tipos mais comuns.

No mundo atual, as empresas estão cada vez mais exigentes quanto ao que sabemos ou não fazer no ambiente de trabalho. Em nossa vida moderna e de trabalhos volta e meia somos obrigados a encontrar e preencher certas formalidades, como por exemplo um ofício. Mas se até hoje voce nao sabe nem o que é, vamos te explicar, e tambem ensinar como fazer um ofício. Acompanhe conosco.

O que é um Oficio? Por que ele existe?

como fazer um oficio

Um oficio é uma espécie de documento em que a pessoa pede autorização de algum lugar.Indo direto ao assunto, o Oficio é uma carta oficial destinada a alguma autoridade normalmente para solicitar ou reivindicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido.

Quando servidores e funcionários dos órgãos públicos precisam se comunicar por escrito entre si, o documento que oficializa essa comunicação é o ofício. Embora seja possível a sua utilização até mesmo em empresas privadas, é nos órgãos públicos que há a obrigatoriedade de que sejam seguidas algumas regras, visando estabelecer um trato formal entre duas entidades.

Os ofícios podem servir a diversos propósitos: comunicação, solicitação, requerimento, pedido, patrocínio ou até mesmo jurídico. Entretanto, a sua estrutura formal não muda muito, conforme o modelo que disponibilizaremos logo abaixo. Sendo assim, resta ao emissor ficar atento a essas regras e prestar atenção ao pronome de tratamento a ser utilizado em cada ocasião.

Um oficio precisa de tudo o que for necessário como data, dobre o que é e quem está autorizando, além de colocar quem é responsável pelo pedido do oficio. Se você quer saber como fazer um oficio, confira abaixo um exemplo de oficio feito

Tipos de Ofício e Exemplos

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:

  • Ofício de Comunicação;
  • Ofício de Solicitação;
  • Ofício para Requerimento ou Pedido;
  • Ofício de Patrocínio;
  • Ofício Jurídico.

como fazer um oficio

Como Fazer Um Oficio

Não tem mistério. Voce pode por exemplo, pegar o modelo abaixo, recortar e jogar no word:

OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO
Ofício nº ___/___
Senhor (nome da pessoa que vai recebê-lo)
( ocupação)
(empresa ou órgão)
Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), ( profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar cidade), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).
Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
____________________________________________________
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
___________________________________________________
(assinatura)
(seu nome)
_________________________________________________
Endereço do destinatário.

Modelo de Ofício para baixar e preencher

Se não achou suficiente, clique abaixo e baixe um modelo de ofício bem legal, confira:

baixar oficio modelo

Modelo de oficio para preencher

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenhma entendido como se faz um oficio, e que consigam fazer o de voces. Como voces viram não é dificil, né?

Já falamos aqui em outro artigo sobre a tabuada para imprimir, sugiro a leitura.

Dúvidas e sugestões mandem aí nos comentários meu povo e minha pova!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

2 comentários sobre “Como Fazer Um Oficio:aprenda agora mesmo!

  1. Parece besteira, mas realmente é muito útil! Ainda mais hoje em dia que todo mundo só manda e-mail ou twitta com erro de português temos que lembrar da escrita formar para situações de maiores burocracias assim com respeito para esses tipos de solicitações!

    Obrigado pela dica e por ainda prezar pela vida de língua portuguesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *