FIES: Aprenda Como Funciona Esse Programa de Financiamento Estudantil!

Explicamos de forma clara e simples o que é o fies, e como se inscrever, confira aqui conosco!

fies 2014

O que é o Fies?

     O Fies é um programa do Governo Federal que oferece linhas de crédito para estudantes do ensino superior matriculados em instituições privadas de Ensino. A partir do ano de 2010 o Fies o Fies passou por uma modificação tendo como Agente Operador não mais o MEC e sim o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Essa medida possibilitou que a partir dessa data o Fies possa ser solicitado em qualquer período do curso do aluno e não mais apenas no início do ano como era os moldes do modelo anteriormente adotado. Além disso a partir de 2010 o Fies passou por uma queda significativa em suas taxas de juros, passando a ter uma taxa anual de 3,04 pontos percentuais. Trata-se de uma das menores taxas de juros praticadas em todas as linhas de créditos ofertadas no Brasil, sejam elas públicas ou privadas.

Como se inscrever no Fies?

     Para se inscrever no Fies é necessário que o aluno esteja cursando o ensino superior em uma instituição de ensino superior não gratuita ou ainda que esteja em fase de matrícula do curso. É necessário também que essa instituição escolhida pelo aluno tenha avaliações positivas perante os testes realizados anualmente pelo Ministério da Educação. Por isso é extremamente importante que se consulte a avaliação da sua faculdade ou universidade antes mesmo de se matricular.

Após esse processo é necessário que aluno acesse o sistema informatizado do Fies para iniciar seu processo de inscrição: o SisFies. Primeiramente será solitado ao aluno informações básicas como o número do seu Certificado de Pessoa Física (CPF), um endereço de email que o aluno utilize e seja válido. É nesse email que o aluno será informado sobre a validação do seu cadasto.

Após concluir sua inscrição e receber a validação dela através do seu email o aluno terá que comparecer e validar as informações prestadas na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) de sua instituição de ensino. É essa comissão que irá avaliar a veracidade das informações prestadas junto ao SisFies no momento da inscrição do candidato ao Fies.

Após a validação das informações serem dadas como aceitas pela CPSA o aluno deverá comparecer a uma das agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Que atualmente são os Agentes Financeiros do Programa autorizados pelo Governo Federal. Ao se inscrever no SisFies, logo no início do processo, o aluno poderá escolher a agência e a instituição bancária de sua preferência.

Gostaram das informações sobre o Fies pessoal? Dúvidas e informações deixem nos comentários!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário em “FIES: Aprenda Como Funciona Esse Programa de Financiamento Estudantil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *