BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Inep – Conheça Tudo Sobre esse Órgão que faz a Prova do Enem!

Compartilhe:

Explicamos tudo sobre o Inep, esse órgão que faz a prova do enem, clique e confira agora mesmo

     O INEP trata-se do Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Com o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM e a administração desse exame sendo realizada pelo INEP muitas pessoas pensam que essa autarquia foi criada somente para essa função.

Na verdade o INEP foi criado há 77 anos atrás, no dia 13 de Janeiro de 1937 sobre o nome de Instituto Nacional de Pedagogia. Porém esse nome foi mudado no ano seguinte para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

Qual é a função do INEP?

inep enem

     O INEP nada mais é que uma autarquia responsável por toda a pesquisa e o desenvolvimento da educação no Brasil em todos os seus níveis educacionais e abrange tanto as instituições educacionais públicas quanto as privadas.

Cabe ao INEP não só a realização do ENEM, que é o maior exame relacionado a qualidade de ensino de todo o mundo, mas também de coletar dados e realizar pesquisas no tocante a tudo que se refere a educação no Brasil.

O INEP realiza avaliações educacionais que vão desde a creche até a pós-graduação em todo território Nacional. O resultado dessas avaliações realizadas pelo INEP são repassadas aos órgãos educacionais competentes em suas mais diversas jurisdições. São os resultados dessas avaliações que muitas vezes são usados como diretrizes para a política Federeal. Estadual e Municipal no que se refere a educação.

A interação do Inep com a sociedade é algo que realmente deve ser considerado. Avaliações feitas pelo INEP podem desde aceitar instituições de ensino superior para políticas de financiamento estudantil, como o Fies. A até mesmo vir a fechar uma instituição de ensino quando as notas referentes a sua avaliação não forem consideradas dentro dos parâmetros aceitáveis pela política educacional do Ministério da Educação o MEC.

Cabe também ao INEP buscar novas soluções e tendências para a educação em todo o país. É ele quem busca saber as novas tecnologias utilizadas no aprendizado em todo o mundo e o repasse dessas informações para o Governo Federal, para que dessa maneira o Brasil possa cada vez mais se adequar aos níveis internacionais no que se refere a educação.

O Inep hoje é um dos mais conceituados centros de pesquisa educacional do mundo. Sendo que todos os anos o INEP recebe autoridades e representantes dos mais diversos governos espalhados pelo mundo para que entendam e empreguem os mecanismos utilizados pelo INEP em suas instituições e países.

Esperamos que esses esclarecimentos contribuam muito para que quando você pensar no INEP tenha uma visão mais abrangente do que apenas o órgão organizador do ENEM.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *