BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Prouni 2014: Aprenda Como se Inscrever e Conseguir uma Bolsa na Faculdade!

Compartilhe:

Veja como se inscrever no Prouni e como conseguir sua bolsa, confira aqui agora.

O que é o Prouni?

                O Prouni nada mais é do que a abreviação de um programa de inserção educacional do Governo Federal cujo nome completo é Programa Universidade para Todos. Esse programa governamental foi criado em 2004. Como o Governo Federal observou que o índice de cidadãos que concluíam o ensino médio era infinitamente inferior ao número de cidadãos que ingressavam no ensino superior ele passou a buscar as causas prar que tal índice sofresse tamanha deturpação. A resposta surgiu de maneira rápida e já esperada: A falta de condições financeiras era o principal fator citado pelos cidadãos para o seu não comparecimento as salas de aulas do Ensino superior. Pensando nisso foi criado o Prouni que destina-se a conceder bolsas parciais (50%), ou mesmo integrais 100% para alunos que desejem cursas o curso superior.

 prouni 2014

Quem pode se inscrever no Prouni?

 

Para se inscrever no Prouni basta que o cidadão seja brasileiro nato, ou estrangeiro naturalizado, tenha cursado todo o Ensino médio em instituições educacionais públicas, ou mesmo privadas, desde que na condição de bolsista integral.

É imprescindível para efetuar a inscrição no Prouni que o cidadão tenha realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior ao que ele almeja a inscrição. É com o número de inscrição do Enem em mãos que ele poderá iniciar o processo de inscrição através do site: http://siteprouni.mec.gov.br/.

É necessário também que o aluno interessado tenha obtido nota mínima de 450 pontos em média no Enem.

 

Condições para concorrer a uma das bolsas ofertadas:

 

Para concorrer a uma das bolsas ofertadas pelo Prouni o cidadão deve observar primeiramente a renda bruta mensal dos membros que constituem seu ambiente familiar. Se ele almeja uma bolsa integral, a renda média familiar não deve ser superior a um salário e meio por membro do grupo familiar, ou seja: R$ 1.086,00 por pessoa.

Já para aqueles que almejam uma bolsa parcial, ou seja, de 50% do valor mensal cobrado pela faculdade que pretende estudar, essa renda familiar média pode ser de até 3 salários mínimos por membro do grupo familiar, ou seja: R$ 2.172,00 reais por membro do grupo familiar.

Para fazer o cálculo da sua renda familiar per capta é bastante simples. Basa somar o número de pessoas que compõem sua família e dividir pela renda que cada um possui mensalmente.

 

Professores da rede pública de ensino que pertencerem ao quadro permanente do funcionalismo público em que reside podem concorrer a uma bolsa para qualquer tipo de licenciatura, e nesses casos especificamente não será cobrado a renda mensal.

Há ainda a oportunidade de aquisição das bolsas para estudantes que tiverem algum tipo de deficiência física reconhecida pelo corpo médico e que tenham como comprová-la no ato da sua inscrição na faculdade.

Gostaram das dicas? Espero que o Prouni lhe ajude a estudar e encontrar sua vaga, boa sorte

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *