Dieta do mediterrâneo: como fazer? funciona mesmo?

Quem está querendo perder peso e conquistar a boa forma física deve apostar na dieta do mediterrâneo. Ela é baseada nos alimentos dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, ou seja, Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano. Os costumes alimentares nesta região possuem características próprias, principalmente porque o solo, o clima e a temperatura influenciam na agricultura.

A dieta tem um cardápio bem saudável. (Foto: Divulgação)
A dieta tem um cardápio bem saudável. (Foto: Divulgação)

A Dieta do Mediterrâneo propõe uma alimentação rica em frutas, legumes, peixes, grãos integrais e gordura saudável, como é o caso do azeite. O cardápio tem nutrientes importantíssimos para o funcionamento do organismo e tem tudo a ver com um estilo de vida saudável.

Há várias vantagens em se realizar a Dieta do Mediterrâneo, sendo que a principal delas é o baixo consumo de gordura saturada, que está presente principalmente nas carnes vermelhas e nos lácteos. O cardápio também se revela uma poderosa fonte de fibras, minerais, vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes. Ao realizar esta dieta, a pessoa tem menor risco de desenvolver doenças crônicas e mais chances de longevidade.

A Dieta do Mediterrâneo permite até o consumo de vinho, mas a bebida deve ser ingerida com moderação para não prejudicar a busca pelo emagrecimento. A recomendação é não ultrapassar uma taça por dia.

Como fazer a Dieta do Mediterrâneo?

A Dieta do Mediterrâneo defende o consumo de hortaliças, frutas, legumes, cereais, pães e sementes. Confira a seguir algumas sugestões alimentares para cada refeição do dia:

O café da manhã precisa ser bem leve e nutritivo. Uma boa sugestão é consumir pão integral com uma fatia de queijo branco e um fio de azeite. Algumas pessoas costumam incrementar o lanchinho com orégano e tomate. No lanche da manhã, vale à pena apostar em um copo de suco natural (laranja, uva, melancia ou outra fruta) e três nozes.

A Dieta do Mediterrâneo oferece muitas opções para o almoço. O prato pode conter macarrão integral com molho de tomate, uma salada de folhas verdes temperada com azeite, um pedaço de peixe grelhado e um copo de suco. O lanche da tarde pede um iogurte natural com sementes de linhaça ou uma salada de frutas frescas.

No jantar, o prato pode ser preparado com uma seleta de legumes refogados e um peixe assado. É indicado tomar uma taça de vinho tinto para acompanhar a refeição.

Dieta do mediterrâneo funciona!

A dieta do mediterrâneo realmente funciona. Quem segue adequadamente o cardápio consegue eliminar até 5 quilos por mês. Os resultados são ainda melhores quando a pessoa adota uma rotina de exercícios físicos.

Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *