Piscina sem cloro: veja agora como funciona!

Quer ter uma piscina sem cloro? Sim é possível e você vai aprender como aqui mesmo!

O desejo de muita gente nesse ano é poder desfrutar de uma boa piscina. Especialmente durante esse calorão que promete arrasar com todos. O problema é que o cloro acaba afugentando muitos interessados, devido ao cheiro forte e os efeitos que podem causar a pele ou ao cabelo. Porém, atualmente é possível encontrar sistemas para piscinas sem cloro ou  que o utilizam somente o mínimo possível.

 

Quer saber do que se trata ou como funciona? Então veja como é possível tornar esse projeto uma realidade:

Opções para tratamento de piscinas

piscina de fibra

Ao invés de apelar para os serviços de um piscineiro em todas as ocasiões, há formas de tratar a piscina de forma prática e sem tanta química quanto vemos por aí. São elas o ionizador e o ozonizador.

Piscina sem química com ionizador

 

O Ionizador é um equipamento instalado na tubulação da piscina. No momento em que a água é aspirada o equipamento passa a liberar íons de prata e cobre que tratarão de eliminar bactérias, algas e vírus. Essa matéria a ser eliminada é aglutinada durante a passagem pelos íons e retirada da piscina pelo filtro e pela aspiração. Embora haja uma preocupação natural com a quantidade de metal presente na operação de limpeza, a concentração do cobre é bastante baixa e não é suficiente para oferecer riscos aos humanos. Uma vez com o ionizador, é preciso usar também o skimmer para completar a limpeza assim como o aspirador, ambos trabalhando para eliminar as sujeiras que boiam na água e o que pode acumular no fundo da piscina. Já a respeito de PH e alcalinidade, essas devem ser equilibradas com o uso de produtos específicos.

Piscina sem química com ozonizador:

piscina sem cloro

O Ozonizador é composto por um gerador de ozônio e um misturador, acoplado na tubulação da piscina. O ozônio é um dos oxidantes mais eficientes conhecidos na natureza e o que o equipamento faz é acrescentar uma molécula de oxigênio a aquelas duas já existentes no ar. A mescla da terceira molécula forma o gás ozônio e faz a desinfecção, eliminando bactérias, vírus e fungos em um tempo de oito segundos, retornando a água limpa para a piscina sem deixar resíduos da operação de limpeza e tratamento. As sujeiras e matéria no qual o ozonizador trabalhou ficam retidos na areia do filtro. O resultado disso é que ele chega a reduzir em até 70% a necessidade de cloro.

Cuidados adicionais a piscina sem cloro

Embora o uso do Ionizador e do Ozonizador possam fazer verdadeiros milagres, é preciso ter em mente que o uso dos equipamentos não dispensa outros cuidados. Caso o PH ou a alcalinidade da água estejam fora dos níveis considerados normais, será necessário o uso de produtos específicos já que nenhum dos equipamentos acima altera essas taxas. Do mesmo modo, mesmo com um dos equipamentos instalados ainda será preciso a aplicação de cloro na piscina no mínimo uma vez por mês, apenas por segurança residual, atendendo assim a determinação da vigilância sanitária. Isso garante maior segurança e elimina os riscos de contaminação da água.

Espero que tenham curtido as informações, até a próxima!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário em “Piscina sem cloro: veja agora como funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *