Como fazer cursos grátis de educação

O ensino a distância cresceu muito nos últimos anos, e um dos fatores que contribuiu para este crescimento, sem dúvida, foi o desenvolvimento tecnológico e suas facilidades que ele proporciona. Nesse sentido, a Internet tem uma grande parcela de culpa, tornando a educação mais atraente e dinâmica.

E, em tempos de desemprego, os cursos grátis de educação, se tornaram uma ótima opção para quem não tem tempo ou dinheiro para investir em capacitação, reciclagem, ou mesmo, novos conhecimentos, deixando o currículo mais competitivo.

E mais, esses cursos também podem ser uma ótima alternativa para universitários que precisam cumprir a carga horária de atividades complementares exigidas na faculdade e, claro, além de aumentar a possibilidade dos profissionais se recolocarem no mercado de trabalho. 

A boa notícia é que, com o crescimento dessa modalidade, da educação a distância, EAD,  já existem diversas plataformas que oferecem cursos grátis de educação, ideais para quem não pode investir com deslocamento e materiais didáticos. 

Pensando nisso, separamos 3 cursos grátis de educação que valem a pena investir. 

Cursos rápidos grátis

Então, não dá para falar em cursos rápidos grátis online sem citar a plataforma www.cursosrapidosgratis.com.br que oferece mais de 2000 mil opções de cursos rápidos gratuitos com certificado e em diversas áreas de formação. 

Validade do Certificado

O mais legal é que, apesar dos cursos serem gratuitos, eles oferecem certificado, que pode ser usado nas seguintes situações:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.

Metodologia de Ensino

Quanto à metodologia, como já foi dito, os cursos são online, dessa forma, o aluno estudará em casa através de apostilas e, só ao se sentir apto, deverá solicitar uma avaliação, de Múltipla Escolha, contendo 10 questões. Para ser aprovado precisará alcançar média 6,0. 

 

Curso grátis de Educação inclusiva 

A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea, cujo objetivo é garantir o direito de educação a todos, pressupondo a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Além de uma importante ferramenta na análise do discurso e das práticas, os princípios também representam uma referência fundamental, sendo necessário, portanto, visitá-los com frequência. São eles: 

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
    2. Toda pessoa aprende
    3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
    4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
    5. A educação inclusiva diz respeito a todos

Descrição 

O curso permite expandir o conhecimento sobre o processo de educação especial e condutas especiais, abrangendo práticas de ensino pedagógicas voltadas aos alunos portadores de deficiências. 

No material do Curso estão incluídos artigos científicos, livros e outras conexões respectivas ao assunto.

Objetivo do Curso

  • Compreender os aspectos teóricos e práticos da educação especial; 
  • Refletir as peculiaridades dos alunos com deficiência; 
  • Acompanhar o processo de aprendizagem do aluno especial; 
  • Prever a inclusão social.

 

Curso grátis de Educação Especial

A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, principalmente, em escolas regulares, ou em ambientes especializados tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência intelectual.

Descrição do Curso

As crianças e jovens com necessidades especiais podem apresentar condições de desenvolvimento neurológico, psicológico ou psiquiátrico específicos, ou mesmo, limitações físicas que atrasam o processo de aprendizagem, necessitando, portanto, de adaptações no programa educacional para o desenvolvimento de todo o seu potencial.

Objetivos do Curso

  • Ampliar a visão do aluno sobre educação especial; 
  • Desenvolver conhecimentos teóricos sobre o tema; 
  • Apresentar os principais tipos de necessidades especiais; 
  • Ensinar o processo de inclusão da criança na escola.

 

Curso grátis de Libras: Língua brasileira de sinais

A língua brasileira de sinais (Libras) é usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. 

No Brasil, a surdez ainda é um grande desafio, tanto que foi o tema da redação do ENEM em 2017, quando os alunos tiveram que elaborar um texto sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

De acordo com dados do governo federal, existem no país mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 20% são completamente surdos, porém, esses números não parecem ser o suficiente para alterar a realidade que vivemos em nosso país.

Para quem não sabe, a Lei nº 10.436 tornou a Língua Brasileira de Sinais a segunda linguagem oficial do país, além disso, os órgãos públicos e empresas vinculadas ao governo tem por obrigação ajudar na inclusão dos surdos e na popularização das libras.

No entanto, mesmo sendo a segunda língua oficial do nosso país, a linguagem de sinais (Libra) ainda é desconhecida para muitos brasileiros sendo, ainda, bem difícil encontrar empresas que tenham em seu quadro de funcionários alguma pessoa surda, além disso, não existe a preocupação de oferecer treinamentos para ensinar aos empregados a linguagem dos sinais. 

Descrição do Curso

O curso rápido grátis de LIBRAS aborda consistentes materiais para auxiliar no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. 

Com intuito de popularizar a comunicação através dos sinais, para que haja comunicação para todos, o curso de LIBRAS visa facilitar o aprendizado de cada aluno, difundindo o conhecimento do alfabeto, de números e articulações exigidas com as mãos nesse idioma.

Objetivo do Curso

O curso de LIBRAS visa desenvolver a capacidade de comunicação através dos sinais. Ensinar o alfabeto em LIBRAS. Apresentar os movimentos das mãos.

 

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *