Abelha e Vespa: Entenda a principal diferença

Você está curioso sobre as diferenças entre abelhas e vespas?

Se você está procurando identificá-los em seu quintal ou apenas quer saber mais sobre esses insetos fascinantes, esta postagem do blog é para você!

Examinaremos as principais diferenças entre abelhas e vespas, para que você possa reconhecê-las com facilidade.

Introdução às Abelhas e Vespas

Abelhas e vespas podem parecer semelhantes à primeira vista, mas existem algumas diferenças importantes entre as duas espécies.

As abelhas são mais redondas e têm corpo e pernas peludas, enquanto as vespas têm corpos e pernas lisas.

As abelhas também têm um comportamento menos agressivo do que as vespas e seu ferrão é estritamente para defesa. Em termos de coloração, as abelhas geralmente não possuem as listras amarelas/pretas em seu abdômen que são vistas em muitas espécies de vespas.

Além disso, enquanto a maioria das espécies de vespas mede entre um quarto de polegada e uma polegada de comprimento, as vespas podem ser muito maiores, com algumas atingindo mais de duas polegadas de comprimento. Compreender essas diferenças pode ajudá-lo a identificar corretamente as abelhas e vespas quando as encontrar na natureza.

Caso você queira auxílio de um profissional, busque uma dedetizador profissional que irá facilmente identificar.

Diferenças físicas entre abelhas e vespas

As abelhas e as vespas podem parecer semelhantes, mas têm algumas diferenças importantes que as tornam facilmente distinguíveis. As abelhas têm um corpo mais robusto e peludo, com patas traseiras curtas e achatadas.

Em contraste, as vespas são mais finas com uma cintura estreita conectando o tórax e o abdômen. Em termos de cor, as abelhas geralmente têm faixas pretas em seus corpos, enquanto as vespas são mais propensas a ter faixas amarelas/pretas ao redor do abdômen. As abelhas também têm uma aparência difusa devido ao seu corpo e pernas peludos.

Em termos de hábitos de nidificação, as abelhas são insetos sociais que vivem em um ninho que pode conter vários milhares de trabalhadores. As vespas e os zangões não constroem ninhos da mesma forma que as abelhas. Finalmente, quando se trata de empregos, as abelhas são responsáveis pela polinização das plantas, enquanto as vespas são predadoras que se alimentam de outros insetos, como lagartas.

Conhecendo essas características físicas, é possível diferenciar uma abelha de uma vespa com bastante facilidade.

Hábitos de Nidificação de Abelhas e Vespas

Vespas e abelhas são membros da ordem de insetos Hymenoptera, mas seguiram caminhos evolutivos muito diferentes. As vespas são mais longas e finas que as abelhas, com pernas e asas mais longas.

Ao contrário das abelhas, as vespas não têm glândulas produtoras de cera e, em vez disso, criam seus ninhos a partir de uma substância semelhante ao papel, feita principalmente de polpa de madeira. Isso torna seus ninhos fáceis de distinguir dos das abelhas.

As abelhas também diferem das vespas porque tendem a ser ‘peludas’, permitindo-lhes coletar o pólen com mais facilidade, enquanto as vespas tendem a ser carecas e de aparência brilhante. Além disso, enquanto o ninho de uma abelha pode durar muitos anos, os ninhos de abelhas e vespas não são tão duráveis.

Quando se trata de hábitos de nidificação, as vespas constroem seus ninhos usando polpa de madeira misturada com saliva. As vespas de papel são um tipo de vespa que faz seus ninhos com material de papel cinza ou marrom, ganhando o apelido de ‘vespas guarda-chuva’ devido ao design distinto de seus ninhos. Alguns tipos de vespas (e abelhas) são solitários, com a fêmea reprodutiva selecionando um local para seu ninho, enquanto outros formam colônias onde vários indivíduos vivem juntos em um ninho.

Você pode dizer a diferença entre uma abelha e uma vespa observando sua cor, forma, hábitos de nidificação e empregos. As abelhas têm corpos amarelos felpudos com listras pretas, enquanto a maioria dos tipos de vespas têm corpos lisos que parecem brilhantes

Diferenças na dieta entre abelhas e vespas

Abelhas e vespas podem parecer semelhantes, mas têm algumas diferenças distintas. Ambos pertencem à mesma ordem de insetos e podem voar e picar, mas suas dietas e comportamentos são bem diferentes.

As abelhas consomem principalmente o néctar das flores, enquanto as vespas são mais propensas a caçar e comer outras pragas ou serem atraídas por alimentos doces e líquidos. Em termos de aparência, as abelhas tendem a ser mais redondas do que as vespas com meio grosso, enquanto as vespas são geralmente maiores em tamanho e de cor mais escura.

As abelhas têm um ferrão único que é farpado e pode permanecer na pele com um saco de veneno preso. As vespas européias, por outro lado, são espécies introduzidas que se tornaram uma verdadeira praga desde que foram descobertas na Tasmânia em 1959.

As abelhas constroem colmeias enroladas em galhos de árvores, enquanto as vespas constroem ninhos semelhantes a papel com fibras de madeira misturadas com saliva penduradas em árvores ou paredes.

As vespas também ajudam comendo outros insetos que podem ser considerados pragas. Todas essas três espécies ajudam a manter as populações de insetos sob controle, tornando-as membros importantes do nosso mundo natural.

Hábitos de picadas de abelhas e vespas

Abelhas e vespas são insetos que podem causar picadas dolorosas quando provocadas. Embora possam ser confundidos um com o outro, eles têm diferenças distintas em tamanho, temperamento e comportamento.

As vespas são mais longas e finas do que as abelhas com pernas e asas mais longas, enquanto as abelhas têm corpos mais redondos com pernas mais curtas.

As vespas são mais agressivas e prontas para picar, enquanto as abelhas geralmente carregam ferrões que podem usar várias vezes antes que seja fatal para elas. A melhor maneira de dizer a diferença entre os dois é pela aparência. A vespa rainha constrói o ninho de sua colônia, enquanto as abelhas operárias o criam para sua rainha. Conhecer essas distinções é importante, pois ajudará a evitar possíveis picadas de qualquer um dos insetos.

Conclusão

As abelhas e as vespas são insetos, mas têm diferenças distintas em sua aparência e comportamento. As abelhas tendem a ser peludas e cobertas de pelos, o que lhes permite coletar o pólen com mais facilidade. As vespas, por outro lado, tendem a ser carecas e de aparência brilhante.

As abelhas são insetos sociais e vivem em colônias contendo vários milhares de trabalhadores. Vespas e abelhas, no entanto, são criaturas solitárias e não formam colônias. As abelhas têm abdômen e tórax redondos, enquanto as vespas têm corpos alongados.

A principal diferença biológica entre abelhas e vespas é que as abelhas polinizam as plantas, enquanto as vespas também agem como parasitas ou predadores de outros insetos. Algumas espécies de abelhas e vespas podem parecer muito semelhantes, mas é importante notar que as abelhas só se defendem se detectarem uma ameaça, enquanto as vespas apresentam naturalmente um comportamento mais agressivo.

Quando uma abelha pica você, seu ferrão perfura a pele e injeta veneno na ferida, enquanto o ferrão de uma vespa não fica preso na pele, pois não contém veneno.

Outra diferença fundamental entre abelhas e vespas é que as abelhas produzem cera que pode ser usada para fazer mel, enquanto essa glândula produtora de cera está ausente na maioria das espécies de vespas.

 

Redacao como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *