Azeitona preta:origem, benefícios e muito mais! Conheça!

Explicamos tudo sobre a azeitona preta, como faz bem para saúde, seus benefícios e se ajuda a emagrecer, confira com a gente

No mundo atual, muitas pessoas gastam fortunas com vitaminas e suplementos processados para emagrecer ou consumir proteínas,  sem saber que na prórpia natureza, de maneira natural, temos compostos tão bons ou até melhores para isso. Já falamos aqui sobre vários deles, como por exemplo o Goji Berry ou óleo de linhaça, mas hoje vamos falar um pouco sobre a azeitona preta. Vamos conehcer de onde ela veio, quais são os benefícios que ela traz para a saúde e muito mais. Acompanhe com a gente.

De onde surgiu a Azeitona preta

azeitona preta

A azeitona é o fruto das oliveiras, árvores que podem viver até mil anos. Ela surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na Ilha de Creta, no sul da Grécia. Na oliveira, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé.

As azeitonas podem ser divididas por sua coloração.

Verdes: São colhidas após atingirem o tamanho ideal para consumo, mas sem estarem ainda maduras.

Pretas: São os frutos que já atingiram a fase de maturação completa. Têm mais sumo e são mais adocicadas.

Mistas: São colhidas antes da manutenção completa, quando os frutos estão mudando da cor verde, para preta.

Hoje vamos explicar sobre a azeitona preta, que tem se tornado moda entre pessoas que querem emagrecer e nutricionistas. Vamos conhecer.

Benefícios para a saúde

São vários associados a sua ingestão, tais como:

Propriedades medicinais: adstringente, anti-reumática, anti-séptica, anti-álgica, antiasmática, anti-inflamatória, anti-lítica, broncodilatadora, colagoga, depurativa, diurética, emoliente, espasmolítica, hipocolesterogênica, hipoglicemiante, hipotensora, laxante, aromática, nutritiva, restauradora, vermífuga, vulnerária.

Ela possui gordura boa para a saúde, ferro, zinco, potássio, silício, vitamina E, C, A, B1 e B2 e um pouco de fibra. Pela quantidade de gordura boa, protege de problemas cardíacos e controla o colesterol ruim

Os seus ácidos gordos monoinsaturados ajudam a controlar o colesterol e dão energia ao nosso organismo.

Este alimento contem bastante água e 172 calorias por cada 100g. Deve ser ingerido em pouca quantidade em caso de excesso de peso.

Importante

A azeitona faz bem e trás benefícios à saúde idênticos ao azeite, mas como em tudo na vida, a moderação é a palavra de ordem. Não se deve exagerar o consumo devido ao seu alto teor de sódio, proveniente do método de conservação.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês consigam de forma natural aproveitar os benefícios da azeitona preta ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.

Até a próxima pessoal

 

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *