Biotina para o cabelo: funciona mesmo?
Conheça tudo sobre a biotina para o cabelo, como funciona, onde comprar e muito mais, confira!
A biotina tem sido a aposta de muitas mulheres para deixar os cabelos fortes e hidratados. Ela favorece não só a beleza das madeixas, mas também das unhas.
O que é a biotina?
A biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, é um importante componente do complexo B. Sua absorção acontece no intestino e depois ela é levada aos tecidos através da circulação sanguínea. Por ser hidrossolúvel, a biotina precisa ser reposta com frequência.
Considerada fundamental para o funcionamento das células do corpo, a biotina contribui com a formação da pele e também ajuda a neutralizar o colesterol. Quando o organismo está carente desta substância, ele pode apresentar uma série de problemas de saúde, como dermatites, alterações na visão e fraqueza do couro cabeludo.
A biotina faz bem para o cabelo?
A biotina contribui com a saúde capilar, deixando os fios com mais brilho e maciez. Quando combinada a outras vitaminas e minerais, ela restaura as madeixas de forma natural e fortalece a fibra capilar.
Quando o organismo está carente de biotina, ele apresenta alguns sintomas típicos, como é o caso da queda de cabelo ou do aumento da fragilidade dos fios. Neste caso, é fundamental consumir alimentos que possuem a vitamina ou recorrer à suplementação.
Algumas informações na internet falam que a biotina acelera o crescimento do cabelo. No entanto, nenhum estudo foi capaz de comprovar este efeito da vitamina.
Além de contribuir com a saúde capilar, a biotina também está associada a outros benefícios. Ela acelera a perda de peso, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis, reduz os níveis de colesterol ruim e previne doenças cardíacas.
Onde encontrar biotina?
Confira a seguir onde encontrar biotina:
• Alimentos com biotina
A reposição da biotina no organismo pode ser feita com determinados alimentos ricos na vitamina, como é o caso do ovo, fígado (de galinha ou bovino), amendoim, avelã, soja desidratada, laranja, banana, morango, ervilha, espinafre, amêndoas, couve-flor, batata-doce, acelga, germe de trigo, aveia e levedo de cerveja.
• Suplementos de biotina
Se o cardápio alimentar não suficiente para suprir a carência de biotina, é necessário recorrer aos suplementos. As cápsulas são encontradas à venda nas farmácias e na internet. Um site que recomendo é a natue, clique e confira os preços dela:
• Produtos para cabelo
Há uma série de produtos para o cabelo que contam com biotina na fórmula e prometem tornar os fios mais saudáveis, como é o caso do shampoo orgânico Avalon. A embalagem de 400 ml custa R$ 139,90. Outro cosmético que promete nutrir o cabelo a cada nova lavagem é o Shampoo Organix Biotin & Collagen, cujo preço é na faixa de uns r$60. Ele pode ser encontrado na SEPHA, clique e confira:
Bom, espero que tenham curtido as informações e que consigam comprar seu shampoo de biotina com sucesso! Já falamos aqui tambem sobre a escova de chocolate. Recomendo a leitura.
Dúvidas e sugestões usem os comentários.