BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Bonsai – Cuidados necessários

Compartilhe:

Ao contrário do que se imagina, ter uma árvore em casa não precisa demandar muito espaço, mesmo para quem mora em apartamento, por exemplo.

Originário da China, mas difundido no Japão, o bonsai, que quer dizer “plantado em um vaso”, é uma boa opção para quem quer ter uma plantinha bonita e descolada.

Porém, manter um vegetal em um recipiente pequeno por tempo indeterminado, modelando e controlando o seu crescimento requer técnica. É basicamente uma arte e demanda muita dedicação.

Cuidados necessários

Na hora de adquirir um bonsai, é preciso conferir se as características da planta combinam com o lugar onde ela será mantida. Os vasos podem ser colocados dentro ou fora de casa e que a rega vai depender do tipo de planta que você possui.

bonsai cuidados necessarios

Dentro ou fora

O bonsai pode ser mantido dentro ou fora de casa. Se o espaço disponível é interno, procure posicionar a árvore em um local onde haverá incidência direta do sol e bastante ventilação.

Procure deixar, no máximo, a um metro de distância de janelas e evite colocar a planta perto de objetos que irradiem calor, como televisores. Muitos consideram o ambiente externo o melhor lugar para a planta, onde ela pode ficar exposta ao sol e chuva.

Nesse caso, nos dias de mais calor, no verão, procure colocar a árvore em um local sombreado. Já nos locais onde os invernos são mais rigorosos, é preciso protegê-las de eventuais geadas, por exemplo.

Rega

A regra básica é molhar toda a extensão do vaso até que a água saia pelo orifício de drenagem. O ideal é voltar a regar quando a superfície estiver levemente seca, uma vez que a terra não deve ficar encharcada.

Por suas características, também não é aconselhável que se mantenha o bonsai em um vaso com prato, já que ele favorece que as raízes fiquem encharcadas.

Também é aconselhada a limpeza das folhas por pulverização, que consiste em jogar água na planta, mas não na terra. Essa técnica também é indicada para refrescar a árvore nos dias quentes.

Adubo e pragas

Assim como qualquer outra planta, o bonsai não está livre de pragas como pulgões e ácaros, por exemplo.

As doenças aparecem normalmente por problemas com a rega (falta ou excesso de água), falta de luz, ventilação e umidade. Nesse caso, é preciso tratar a planta para recuperá-la. Para manter a árvore saudável, também é preciso adubar.

Você pode optar por adubos genéricos, que servem para qualquer planta, ou específicos para flores e frutos, para reforçar essas características.

Na primavera e no outono, indica-se a adubação a cada 15 dias. Já no inverno e no verão, o cuidado deve ser tomado a cada mês.

Modela e poda

Uma das características do bonsai é que ele pode ser moldado ao gosto do dono. Existem técnicas de poda, para moldar a copa, assim como é possível modelar o tronco, com arames específicos.

Para podar, o ideal é fazê-lo no período vegetativo da árvore, que coincide com o inverno. Nesse caso, você dirige o crescimento da planta e elimina galhos defeituosos ou desnecessários.

Para fazer a poda, use tesouras ou alicates. Se deixar o bonsai crescer livre, ele perde a sua forma. Com a ajuda de arames específicos para modelar o Bonsai, é possível “entortar” o tronco e dar um formato diferente.

Transplante

À medida que a planta vai crescendo, ela precisa de mais espaço para as raízes. Por isso, é importante fazer o transplante para um vaso maior.

Para plantas mais jovens, o ideal é trocar de vaso a cada um ou dois anos. Já as plantas maduras podem ser transplantadas a cada três ou cinco anos.

Para trocar o vaso, é preciso fazer uma poda na raiz, mas é preciso saber onde cortar para não matar a planta. Por isso, a recomendação é procurar auxílio especializado. A melhor época para transplantar é no fim do inverno ou início da primavera.

Após a troca de vaso, é recomendado um período de descanso na sombra por trinta dias.

Seguindo essas dicas de cuidados, o seu bonsai demonstrará ótimos resultados no futuro. E nunca se esqueça de estar sempre de olho para que ele não morra.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *