Bovespa – o que é? como funciona?
A Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) é considerada a bolsa oficial do Brasil. É através dela que acontece a compra e venda de ações no âmbito nacional. Os investidores que conhecem a mecânica da BOVESPA possuem grandes chances de lucrar no mercado financeiro.
O que é a Bovespa?
A Bovespa foi criada em agosto de 1890, sendo vinculada à Secretaria de Finanças do Governo Estadual. Em meados da década de 60, as reformas no sistema financeiro transformaram a bolsa em uma associação sem fins lucrativos.
A partir do ano 2000, a Bovespa passou a concentrar todos os tipos de negociações com ações no Brasil. A unificação das bolsas brasileiras foi responsável por criar um único centro de negócios relacionados ao mercado acionário no país.
Como funciona a Bovespa?
O trabalho da Bovespa começa quando uma empresa resolve lançar ações ao público. Ao abrir o seu capital, a companhia desperta o interesse de investidores, que acham o negócio interessante e injetam dinheiro.
Se a empresa lucrar na Bovespa, todos os acionistas são beneficiados com faturamento. Por outro lado, se houver prejuízos financeiros, as perdas são divididas proporcionalmente.
Há duas formas de negociar ações na Bolsa de Valores: a primeira é o pregão físico, caracterizado por aquela grande disputa e gritaria no saguão da Bovespa. A segunda maneira de comprar e vender ações é por meio de pregão eletrônico, no qual as negociações são realizadas pela internet com mais rapidez e comodidade. Estima-se que 90% das ações são negociadas na Bovespa através de pregão eletrônico.
O pregão eletrônico está sendo responsável por declarar a extinção do pregão físico. O método pela internet disponibiliza um programa de computador no qual as corretoras conversam entre si para fechar negócios.
O sistema totalmente moderno e atualizado da Bovespa trabalha com o Home Broker, uma ferramenta online que oferece ao investidor a possibilidade de transmitir ordens de compra e venda de ações. Quando o pregão tradicional é encerrado, é possível ainda fazer a negociação eletrônica através do recurso intitulado de After-Market.
Antes de aplicar dinheiro no mercado acionário, é importante procurar uma corretora habilita reconhecida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela tem condições de coletar os dados do investidor e abrir uma conta para ele na Bovespa.
Quando estiver inserido no mercado, o investidor tem três formas de comprar ações. São elas:
Fundo de Investimento: funciona como um condomínio, no qual cada investidor possui uma cota.
Clube de investimento: um grupo de amigos ou familiares pode se reunir para investir em ações na Bolsa e dividir os riscos. Esta estratégia é parecida com o fundo, mas um pouco menos formal.
Individualmente: uma única pessoa se responsabiliza pela compra e venda de ações.