Bullying – aprenda o que é e como evitar que aconteça com voce!

Um assunto que tem surgido bastante na mídia nos últimos tempos, com certeza é o Bullying, que vem sendo discutido por psicólogos, educadores e pela sociedade em geral.Você mesmo já pode ter passado por algo relacionado ou conhece alguém que já passou.Mas afinal , do que se trata esse tal de Bullying? Como acontece? Como evitar? Bom, é sobre isso que iremos falar nesse artigo.Vamos lá?

bullying
bullying - acabe com ele!

O que é bullying?

Embora ele seja conceito moderno, é um comportamento muito antigo, e não é aplicável somente a crianças ou jovens, como tem sido pautado pela mídia. Indo pela tradução da palavra inglesa encontrada nos dicionários de Inglês-Português, onde consta: bully, substantivo, traduzido como: “brigão, fanfarrão”. E como verbo transitivo significando: “ameaçar, maltratar”.

Resumindo, são abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima. “Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira”, explica Cleo Fante, pesquisadora sobre o assunto. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.

Tipos de Bullying

Existem vários tipos de Bullying, e podemos citar aqui os mais conhecidos:

-Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
-Verbal (apelidos, gozar, insultar)
-Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
-Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
-Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
-Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
-Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e celulares)

O Bullying é mais frequente nos casos abaixo:

Bullying na escola –Brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno.E o problema só pioram quando os pais acham que isso é normal e é só uma fase, ou brincadeira de criança.

Bullying na Internet (Cyber bulling) – É a forma virtual de praticar Bullying. É uma modalidade que vem preocupando especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, por seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas.

Basicamente, os bullies utilizam das modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, ganhando dimensões incalculáveis.

Bullying no trabalho –Na maioria das situações o bullying parte dos próprios colegas, em meio a brincadeiras que para uns podem ser inocentes, mas para outros, agressivas. “O bullying nada mais é que uma forma de agressão psicológica que deixa a vítima sem ação, faz com que ela se sinta mal, desconfortável”, aponta a psicóloga Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV. “A essência é denegrir, humilhar a outra pessoa, de forma que ela se sinta constrangida”, completa a coach Daniela do Lago.

bullying no ambiente de trabalho

Problemas causados pelo Bullying

Estudos indicam que as simples brincadeirinhas de mau gosto de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação muito séria. Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento, responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.Além disso, vários outros problemas podem surgir:

-Doenças psicossomáticas
-Depressão, com suicídio das vítimas em casos extremos
-Problemas psicológicos em geral
-Distúrbios alimentares
-Enxaquecas opsicológicas

Esses são apenas alguns problemas causados diretamente ou indiretamente pelo Bullying.

Como evitar o bullying na escola?

Para combater o bullying as medidas devem ser extremistas e punitivas, mas não em forma de isolamento e sim de reeducação.Reeducação que deve começar no berço, na família, na mídia e exigindo muita atenção e cautela dos primeiros educadores.Palestras, artigos didáticos e acompanhamento das crianças e adolescentes de perto, enfatizando a convivência pacífica, são fundamentais para evitar comportamentos que sejam nocivos.Assim, é papel de pais e educadores conversarem a respeito e moldarem nossas crianças, que com certeza levarão estes conceitos a frente.

Como evitar o Bullying no Trabalho?

Bom, é função do gestor, tomar medias, como por exemplo as 3 abaixo:

1.Deixe bem claro o tipo de comportamento que você quer ver

Para prevenir o bullying, exponha os comportamentos positivos que você espera encontrar no ambiente de trabalho. Catherine ressalta que políticas contra o bullying não funcionam. É preciso dizer à equipe o que você quer dela e não o que você não quer ver. Ao perceber que alguém ou um grupo de pessoas está fora da linha, dedique um tempo a conversar com ele (s) para reverter o problema.

2.Deixe claros os papeis e as responsabilidades de cada um
Mudanças constantes desestabilizam os funcionários, especialmente se sua empresa ainda for uma startup. Catherine ressalta que as mudanças deixam as pessoas desconfortáveis, o que é sempre um fator de risco para o bullying. Para reduzir o estresse de uma mudança, compartilhe com a equipe o que está acontecendo. Quanto mais cada pessoa souber sobre suas responsabilidades e as expectativas que você tem em relação a ela, menor será o estresse.

3.Esteja disponível para o feedback e para ouvir seus funcionários
Quem é alvo de bullying geralmente não leva o problema a seus superiores porque não sabe como a empresa vai reagir diante da situação. Por isso é fundamental manter suas portas sempre abertas e ser transparente. Isso desencoraja o bullying.

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham gostado do nosso artigo sobre o bullying, e que ela tenha sido realmente útil.Se você anda passando por esse problema, não deixe que os bullings estraguem o seu dia,ok?

Dúvidas e sugestões, deixem nos comentários!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *