Como o cachorro pega leptospirose
Entenda com a DrogaVET como o yorkshire pode ser contaminado pela leptospirose e quais os métodos de tratamento. Confira os principais sintomas!
Se o cachorro Yorkshire entrar em contato com poças d’água contaminadas ou ficar próximo de outros animais infectados, as chances de ocorrer o contágio com a leptospirose são maiores, além de outros fatores. Por esta ser uma doença grave, precisamos manter os nossos amigos em casa, em um ambiente confortável, seguro, sempre higienizado e sem sair de casa sozinho.
Esta é uma doença aguda, febril e transmitida por uma bactéria chamada Leptospira. Além dos sintomas de leptospirose em cachorro serem perigosos, os seres humanos correm o risco de se contaminarem, porque se trata de uma zoonose. Devido a este aspecto, precisamos ter atenção ao que o cãozinho sente e conversar com um especialista em saúde animal para saber o que deve ser feito.
Cachorro com leptospirose tem cura?
O cachorro pode se curar da doença, desde que o tutor leve o yorkshire para uma consulta de urgência com o veterinário. É importante o profissional verificar como está a saúde do canino para orientar sobre os cuidados e o tipo de tratamento mais adequado para a situação.
A doença é muito difícil de ser reconhecida, mesmo observados os sintomas. Por isso, recomendamos que você converse com um especialista de sua confiança. Dessa forma, exames e testes sorológicos são feitos para ter a confirmação precisa da leptospirose, e, a partir dessa informação, as prescrições médicas são entregues para os cuidados serem feitos.
Como o cachorro pega leptospirose?
Ele pode pegar se tiver contato com urina contaminada de ratos ou secreções de um outro animal infectado. Quando o cachorro é exposto à bactéria Leptospira, a doença pode levar um período de 7 dias para se manifestar e os primeiros sintomas aparecerem.
Cachorros que têm livre acesso à rua precisam ficar em casa para estarem seguros contra a doença, pois água parada, poças e brejos podem prejudicar a saúde do pet. Não se deve deixar o cão ter contato com animais contaminados, e indicamos que você os deixe isolados até que os outros se recuperem.
Quais são os sintomas da leptospirose em cachorro?
Os sintomas de leptospirose em cachorro podem ser mais intensos, caso o canino tenha uma idade avançada ou esteja com a imunidade fraca. Inclusive, o sorovar (classificação da Leptospira) pode variar entre 2, 4, 6 e 7 e as manifestações podem ser diferentes. Conheça os sintomas mais comuns:
- Febre alta;
- Falta de apetite;
- Vômito constante;
- Coloração amarelada na pele e parte branca do olho (icterícia);
- Hemorragias em urina, fezes ou nariz;
- Prostração.
Dor no corpo, músculos rígidos e espasmos musculares são mais alguns dos sintomas sentidos pelos cachorrinhos, e como sabemos o quão desconfortável é, o mais recomendado é conversar com o veterinário. Dessa forma, você obtém o método de tratamento ideal para cuidar do seu Yorkshire e o deixar forte, feliz e disposto.
Como fazer o tratamento da doença?
Após testes sorológicos e exames, o veterinário pode prescrever antibiótico ou aplicação de fluidos intravenosos. Pelos tratamentos gerarem mais estresse no canino, sugerimos que você peça a manipulação dos medicamentos com a DrogaVET e escolha o sabor e o aroma favoritos do seu amigo.
Proporcionar conforto e relaxamento ao cachorrinho nessa etapa de cuidado é importante para evitar estresse, ansiedade e nervosismo. Caso contrário, microrganismos oportunistas podem se aproveitar do sistema imunológico enfraquecido do pet, contaminá-lo e piorar os sintomas da leptospirose.
Cuidar da saúde dos nossos amigos cachorrinhos é fundamental e, por isso, com a DrogaVET, você tem a praticidade de solicitar a manipulação de medicamentos. Torne a rotina de tratamento mais agradável para o seu bichinho, ao escolher os sabores favoritos e proporcionar uma rotina confortável e segura!