BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Chega de bagunça: 5 dicas de organização preciosas para uma casa impecável

Compartilhe:

Ter uma casa organizada, bonita e limpa é o sonho de vida de muita gente. Além da beleza visual da organização, ela também traz vários outros benefícios: deixa diversas tarefas mais fáceis e práticas de realizar, evita a perda ou o estrago de móveis e objetos, e tem até efeitos positivos na saúde física e mental de quem vive no ambiente.

 

Mas conseguir e manter uma vida sem bagunça não é tão fácil quanto parece. O excesso de objetos, a rotina corrida e o cansaço muitas vezes nos impede de ter um espaço organizado e permite que a bagunça tome conta. 

Ainda assim, existem algumas dicas de organização preciosas que podem te ajudar a conquistar esse objetivo de maneira mais simples e eficiente. Continue lendo e confira as 5 melhores:

 

1 – Aposte no poder dos organizadores

Objetos soltos, principalmente os menores, são garantia de bagunça e desorganização. Por isso, os organizadores são essenciais para deixar qualquer cômodo menos bagunçado, mais prático e mais funcional. Um organizador de gavetas é ideal para o ambiente do escritório, permitindo a separação de materiais como canetas, lápis e post-its; as caixas organizadoras são ótimas para estantes e itens maiores em guarda-roupas, e os potes herméticos são perfeitos para uso na cozinha, armazenando itens como macarrão, farinha, arroz, entre outros. Isso permite que todos esses itens fiquem em recipientes iguais, ao invés de suas embalagens originais, e possam ser armazenados nos armários com mais facilidade.

E, bônus! Com o uso dos potes herméticos, é possível criar o hábito de comprar diversos itens a granel, o que evita o desperdício de embalagens e contribui para o bem do planeta.

2 – Escolha os móveis certos

Organizadores são ótimos, mas são essencialmente inúteis quando não se tem móveis funcionais e práticos. Por isso, é importante escolher móveis com gavetas, armários com divisões e estantes com espaço suficiente para os itens que serão armazenados nela. Também entram como móveis as prateleiras, nichos organizadores, cestos e baús – que podem ser úteis em diversos cômodos, de acordo com a necessidade de cada um.

casa arrumar

3 – Vá aos poucos

Com as rotinas corridas dos tempos atuais, é quase impossível tirar um dia inteiro (ou até mais de um) para organizar a casa toda. Para resolver esse problema, basta dividir esse “dia inteiro” em medidas de alguns minutos ou horas diárias, e ao longo da semana, a casa vai ficando e se mantendo organizada por completo.

 

Essa técnica de divisão também funciona bem para os cômodos em si: não adianta querer organizar a casa toda de uma só vez. Faça um cômodo de cada vez, e dentro dele, também vá por seções – no caso de um quarto, por exemplo, você pode começar pelo guarda-roupa, e depois de pronto, pode organizar a estante, e depois a escrivaninha, e assim por diante.

 

A divisão faz com que a tarefa de organizar toda uma casa pareça muito menos assustadora e mais possível, e evita que ela seja deixada pela metade ou nem mesmo iniciada.

 

4 – Sujou, limpou

Como o título já sugere, essa dica é bem simples: se sujar algo, limpe imediatamente. Outra variação que também deve ser aplicada é a do “tirou, guardou”, ou seja, se tirou algo do lugar, guarde-o de volta assim que terminar seu uso. Essas pequenas atitudes imediatas permitem que as bagunças e sujeiras sejam resolvidas rapidamente, evitando o acúmulo de bagunça e impedindo que a preguiça impeça a organização de acontecer.

 

5 – Desapegue

Acredite se quiser, mas o maior causador da bagunça não é a “preguiça de organizar”, mas sim, o excesso de objetos em um cômodo ou uma casa. E na maior parte das vezes, uma grande maioria desses objetos é inútil, seja por perda de funcionalidade ou até mesmo por estarem quebrados ou velhos. 

 

Por isso, uma “sessão de desapego” periódica é essencial: ao menos uma vez a cada dois meses, mais ou menos, separe e se desapegue de tudo que não é mais útil ou funcional para a sua vida ou a sua casa. Dependendo do seu estado de conservação, alguns dos itens (como roupas e sapatos, por exemplo) podem ser doados a quem precisa, ou totalmente descartados.

 

Organizar a sua casa pode parecer impossível, mas seguindo as nossas dicas, garantimos que a tarefa se torna totalmente possível, e o resultado será duradouro e muito positivo para a sua rotina. E para saber mais sobre como ter uma casa ou uma vida organizada, confira outros posts no blog!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *