BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cidadania Italiana: Como tirar? Entenda os detalhes!

Compartilhe:

Veja como tirar sua cidadania italiana, as vantagens envolvidas e muito mais!

É inegável que a Itália é um dos melhores países do mundo para se viver. Com uma riqueza cultural e história, o país possui o maior número da Europa de pedidos de cidadania por brasileiros, ficando atrás apenas de Portugal.

Quando estamos falando em reconhecimento de cidadania italiana, estamos nos referindo à descendência transmitia por vias de sangue, entre pais e filhos, sem limites de geração.

Se você se encaixa neste quadro, siga lendo e confira abaixo como você pode solicitar a sua cidadania e quais os benefícios que você terá em mãos.

Como ter o reconhecimento de sua cidadania italiana?

cidadania italiana

Caso você possua parentes italianos, o seu caso se enquadrará no reconhecimento de cidadania italiana por vias de ascendência. Porém, é válido ressaltar que para ter acesso a esse direito, algumas regras podem mudar caso a linha de transmissão seja feita por homens ou por vias de ascendentes mulheres.

Ascendência paterna

 

Para quem possui ascendência paterna, ou seja, com sua linha formada por homens, o direito ao reconhecimento de cidadania independe de fatores como o ano de nascimento, por exemplo.

Ascendência materna

 

Em caso de sua descendência vir de uma ascendente mulher, você terá que conferir qual foi o ano do nascimento e casamento dela. Para quem nasceu antes de 1948 e que possui mãe descendente de italianos e casada com alguém não italiano, o governo do país exige que a pessoa entre com um processo judicial para a obtenção da cidadania.

 

A data em questão refere-se à data de entrada da atual constituição Italiana, a primeira que tratou de igualdade de direitos para homens e mulheres.

 

Comprovação de ascendência italiana

cidadania italiana guest

Para que você possa comprovar a sua descendência italiana, você precisará comprovar através de registros civis, certidões de nascimento, casamento e óbito, tudo isso partindo do seu antepassado italiano.

Além de tudo isso, você também precisará de uma certidão de não naturalização do seu ancestral italiano.

 

Atente-se a algumas questões:

 

  • As certidões devem estar apostiladas e devidamente traduzidas por tradutor juramentado;
  • O valor da taxa é de 300 euros para quem possui mais de 18 anos. Menores de idade são isentos do pagamento se convocados antes de atingirem a sua maioridade;
  • Caso não seja possível ter o reconhecimento da cidadania, o valor acima não é restituído;
  • Geralmente, o prazo de obtenção da cidadania nos consulados do Brasil é bem longa, devido ao aumento da demanda. Por vias administrativas, o processo pode levar alguns anos.

Benefícios

Como já citamos aqui, viver num país como a Itália é o desejo de muitas pessoas, e caso você consiga ter o seu reconhecimento de cidadania, você terá os mesmos direitos que qualquer cidadão que nasceu no país.

Sendo um cidadão italiano, você pode viajar por todos os países que fazem parte da união europeia sem a necessidade de visto. Além disso, você também pode trabalhar em qualquer outro país que pertence ao bloco econômico nas mesmas condições estipuladas a qualquer um dos cidadãos italianos.

Sendo um país muito desenvolvido e que oferece aos seus habitantes uma ótima qualidade de vida, a Itália oferece uma ganha alta de oportunidades para a vida de quem decide residir no país.

Gostaram das informações? Dicas podem deixar nos comentários!


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *