COMO CONSULTAR O BENEFÍCIO INSS PELA INTERNET?
Todo brasileiro que requerer um benefício previdenciário, fica ansioso para recebe-lo.
Seja ele, aposentadoria, auxílio-trabalho, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e etc.
Por isso, é importantíssimo que você saiba como consultar o seu benefício pela internet para saber em que fase ele se encontra.
Já que no passado, essa consulta era obrigatoriamente feita de forma pessoal a um dos postos de atendimento da previdência social.
O que acabava por demandar muito mais tempo do cidadão que ia apenas para receber uma simples informação.
Então, como o INSS sempre busca facilitar a vida do seu contribuinte, agora ele recebeu a faculdade de consultar o benefício de forma rápida.
COMO REALIZAR A CONSULTA
Ao realizar o pedido de um benefício para a previdência social ela demora em média 15 a 20 dias para dar um resultado sobre aquele pedido.
Esse prazo recai após a realização da perícia.
Para outros benefícios que não precisem de perícia, o prazo é maior e passa a ser de 30 a 45 dias contados após a realização do atendimento. Você pode saber mais clicando aqui.
Pois bem, feito o pedido, é necessário que você espere a carta de concessão ou procure consultar como anda o seu benefício pela internet.
Para ter esse acesso de forma online é só entrar no site do Instituto Nacional do Seguro Social através desse link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/ e clicar em “acompanhar pedido”.
Claro que, se o seu benefício precise de perícia, a primeira opção a ser realizada é verificar o “resultado da perícia”.
Escolhida a sua opção, se for acompanhar pedido, é só informar o número do benefício, a data de nascimento o nome do beneficiário e o seu CPF.
Para quem não sabe, o número do benefício é aquele informado pelo atendente no momento do atendimento presencial. Por isso, é de suma importância que ao ouvir o número, você anote, para que não haja problemas futuros ou risco de esquecer.
Já que se você não lembrar, terá que voltar novamente ao posto de atendimento.
Outra forma de verificar também de forma online o benefício é entrando no novo portal do INSS, o chamado meu INSS – https://meu.inss.gov.br/central/index.html.
Após clicar na página, procure no rol de serviços disponibilizados no canto esquerdo da página a opção “carta de concessão”.
Faça o seu login e obtenha as informações necessárias.
E se quiser mais facilidade que isso, ainda tem!
Esse portal está disponível em forma de aplicativo e pode ser baixado de qualquer celular, trazendo mais rapidez para a sua consulta, que pode ser realizada agora na palma da sua mão.
Bom, o único problema da consulta online é que as vezes, por conta da enorme quantidade de acesso diário, os sites as vezes fica fora do ar.
Por isso, procure sempre consultar o seu benefício pela manhã ou a noite, que são horários de pouco movimento.
E caso tenha baixado o aplicativo, o mantenha sempre atualizado, pois as atualizações são feitas para corrigir qualquer erro que o aparelho possa ter futuramente.
QUAIS SÃO OS RESULTADOS DO BENEFÍCIO?
A aflição é grande, mas o contribuinte deve estar preparado para qualquer resultado, já que em tempos de crise, a previdência garante o benefício apenas se ele for realmente preciso.
Entre esses resultados é possível que você se depare com 3 status. O benefício pode estar:
- Pedido habilitado: quer dizer que o seu caso foi analisado e os documentos foram entregues ao INSS para ele julgar se você tem direito ou não.
- Pedido deferido: ao julgar todo o seu caso, o Instituto observou que de fato você se encaixa nos requisitos apresentados e possui direito sobre o benefício.
- Pedido indeferido: o caso foi analisado, porém, o pedido foi negado a você.
- Dados divergentes: ao analisar o caso, os dados que se encontram no cadastro, não coincidem com os dados inseridos. É necessário então que você compareça imediatamente a um dos postos de atendimento para corrigir tais erros materiais.
No caso do indeferimento do benefício que você tinha certeza que podia ganhar, entre em contato com a previdência e recorra do resultado. Você pode realizar o agendamento do INSS pela internet.
Só procure analisar por qual motivo o pedido foi indeferido, porque, em alguns casos, está falando algum documento imprescindível.
Se esse for o seu caso, já anexe o documento ao recurso realizado.
Você terá um prazo de 30 dias após o resultado para recorrer. Se mesmo assim nada mudou, procure um advogado especializado na área, ou se não possuir condições, procure a defensoria pública da sua cidade.
Gostou do texto? Em caso de dúvidas sobre o tema ou para mais pergunta, é só entrar com a nossa equipe pelos comentários abaixo.
Também terá a opção de entrar em contato com a própria previdência, ligando para a sua central de atendimento através do número 135. A central está disponível nos horários comerciais de segunda a sábado.
Boa, valeu pela dica!